O Tarô Egípcio – Um Caminho de Iniciação

08:30 Paulo Machado 1 Commentários

Autor: Bernd A. Mertz
Tradutor: Zilda Hutchinson Schild
ISBN: 978-85-315-0661-1
Gênero: Esotérico
Páginas: 218
Editora: Pensamento
Nota: 4,5/5 (para iniciante)
Estante: Skoob
Onde comprar: Saraiva / Cultura / Submarino




 Sinopse:O Tarô Egípcio é um livro que decifra e apresenta, de modo novo, o antigo Tarô Egípcio. Suas cartas, copiadas das antigas, evidenciam a riqueza eterna e simbólica dos processos iniciáticos.
A origem do tarô não pode ser identificada com segurança; porém, quem já esteve nos templos ou nos túmulos do antigo Egito constatará com espanto a semelhança extraordinária de suas representações gráficas e de suas pinturas com as características das 22 figuras que compõem os Arcanos Maiores do Tarô. Os testemunhos dos antigos Templos também são válidos atualmente por representarem as etapas do desenvolvimento e do conhecimento primordiais. Do que se pode ter certeza é do fato de que os sacerdotes usavam essas figuras para ensinar os segredos do conhecimento esotérico aos que buscavam a iniciação.
As 22 cartas dos Arcanos Maiores do Tarô, do modo como são apresentadas neste livro, contêm o conhecimento e as etapas de desenvolvimento de toda uma vida; elas representam um marco no caminho que os não-iniciados têm de percorrer para obter a iniciação.

Comentários:

Olá, tudo bem?
Aqui estou eu de novo para falar de mais um livro exotérico, porém de outro assunto, agora o tema abordado é o tarô.

A expectativa quando peguei o livro era que esse fosse mais um dos vários livros que tratam sobre o tarô, mas fui surpreendido positivamente. Este livro é tão empolgante que é difícil se desprender da leitura.
Ele é completo por ter o cuidado maior em seus conceitos já que trata de um tarô diferente da maioria, o tarô egípcio. Suas diferenças vão desde o desenho das cartas até a suas denominações. Como um grande estudioso do assunto, assumo que estranhei de princípio porém no decorrer da leitura me adaptei a essa nova abordagem.
O livro é extremamente detalhado na história do tarô egípcio e na definição das cartas, fazendo também alusões ao tarô tradicional.  A escrita do autor é muito didática e prende o leitor do começo ao fim. Tendo ainda várias indicações de como montar as cartas de tarô para a leitura com exemplos práticos, incluindo a posição das cartas.
A única coisa que senti falta como um leitor de tarô foi a ausência dos arcanos menores, pois este baralho não contém essas cartas.

A edição da editora Pensamento vem acompanhada com as cartas, sendo 22 lâminas com todos os arcanos maiores. Não gostei muito do baralho, achei os desenhos não tão elaborados e com um uso pobre de cartela de cores, porém bem explicativos. 


Um comentário:

  1. Oi, Paulo.
    Não conhecia essa edição. Vou dar uma olhada.
    Me bateu até saudades do tempo em que eu 'tirava cartas'! rs...
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir