Sergio Rossoni – Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra

23:11 Milena Cherubim 3 Commentários


Sergio Rossoni, por que você fez isso? Caraca viu... Quero saber mais! O livro veio de cortesia com a Assessoria Parceria 6. Foi uma surpresa ao ler um livro assim. Eu gosto muito de livros infantojuvenil, é um gênero que leio bastante, portanto para me surpreender é necessário que o enredo seja muito bom.

Eu, Antoune e Jessica (Parceria 6)

E este livro me chamou a atenção pela capa, vamos combinar que ver um gato e um rato em um cenário sombrio com uma ratazana ao fundo... Bem, digamos que minha curiosidade foi aguçada. Não sou de ler sinopses, mas recebi o release e minha metade jornalista tomou as rédeas e leu, ai me rendi. Solicitei o livro e ao receber iniciei a leitura.

Eu diria que o público alvo deste livro são pessoas mais jovens entre 16 e 20 anos aonde o gosto pela literatura vem crescendo e estão buscando histórias diferentes para se distrair. Contudo, todavia e no entanto... Eu tenho 35 anos e ADORO livros juvenis, por isso podemos aumentar a máxima para uns 90 anos? Deixando a brincadeira de lado, a narrativa do autor não é rebuscada, ajudando assim os adolescentes a entrarem em um mundo de fantasias.

Rossoni decidiu fazer um livro em que a história se passasse com animais em vez de seres humanos. Inovador? Não. Não foi inédito, porém o autor conseguiu com maestria me deixar cada vez mais intrigada com o enredo.

Essa história se passa nos anos de 1800 onde não existem pessoas e sim animais. Eles são os personagens que trazem todos os trejeitos humanos que conhecemos. Alguns lugares não são fictícios. O autor decidiu usar detalhes históricos verdadeiros para contextualizar a sua narrativa também. 

Logo de início acontece um assassinato, neste caso um funcionário do Conselho Imperial do Czar Gatus Ronromanovich. Karpof Mundongovich deixou algumas pistas sobre seu assassinato. E isto aguçou muito o gato detetive jornalista Birman Flint e, claro, a minha pessoa. Os acontecimentos foram em uma cidadezinha. Agora para descobrir o que o mistério quer dizer, Birman precisa ir pra Moscóvia. Um jogo de pistas e descobertas dignos de Sherlock Holmes!

Sendo um livro de estreia, acredito que faltou um pouco mais de conexão com o leitor, não me vi em nenhum momento dentro da história, era como se eu apenas estivesse escutando sobre e não vivenciado. Mesmo me fazendo querer ler mais sobre os Ronromanovich, o autor precisa trabalhar um pouco a questão de empatia do leitor com os personagens, não fiquei apegada ao Birman, mesmo ele sendo um jornalista detetive, isto é um ponto positivo claro, pois achei as sacadas que ele tem e inteligência aguçada, excelentes.

Outro ponto positivo é mistério. E que mistério! Neste ponto em preciso me alongar, pois ele conseguiu fazer com que na última página eu praguejasse rogando pelo próximo volume.

Infelizmente não consegui terminar a tempo do lançamento que aconteceu no dia 14 de novembro, no sábado lá na Martins Fontes. O lançamento estava cheio, com amigos, família e muitos leitores. Não consegui conversar com o autor, mas ele foi extremamente gentil e muito solicito quando pedi para ele autografar um exemplar para sortear entre meus leitores... por isso, já sabem, teremos sorteio de um exemplar autografado!



Série: Viagens na Ficção

1.    Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra

SERVIÇO:


Título: Birman Flint e o Mistério da Pérola Negra
Autor:  Sergio Rossoni
Tradutor:
ISBN: 978-989-51-3898-2
Assunto: Ficção infantojuvenil
Páginas: 384
Editora: ChiadoEditora
Nota: 4/5
Estante: Skoob

3 comentários:

  1. Oi, Mi.
    Já li outros livros narrados por animais e é bem interessante!! Fiquei curiosa sobre o livro, mas não entendi muito bem a história. Do que se trata?
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camila, tinha dado um problema aqui na hora de salvar o documento, mas agora já arrumei rsr ^_^v

      Excluir
  2. Ola Milena
    obrigado pela resenha. Adorei conhece-la e tbm os chocolates. Bj grande. Sergio

    ResponderExcluir