Bienal de São Paulo 2012 a trabalho?
Hi Angels!
Sim, vocês não leram errado. Todos estão postando como foi a Bienal, na visão de um frequentador, vou mudar um pouco. Falarei da visão de um trabalhador. Fui convidada para trabalhar no stand da Giz Editorial na Bienal. Minha única atribuição indicar livros aos possíveis compradores. Parece fácil não é? Porém não é nada fácil. Vou relatar aqui tudo o que aconteceu.
No primeiro dia, quinta-feira dia 09, a Bienal foi aberta para profissionais do livro. Fui à parte da manhã com a Dani para fazer contatos. Como vocês sabem sou jornalista e trabalho com assessoria de imprensa há dois anos. Claro que não poderia perder a oportunidade. Como a área literária é a que quero seguir essa feira é a melhor para networking. Às 13h00 entrei para trabalhar no stand. Já no primeiro dia conheci o Márson Alquati autor de Ethernyt. E lá estavam Walter Tierno, Cira e o Velho; Georgette Silen, Fábulas ao Anoitecer e As Crônicas de Kira; Eliane Portela de Maria e Quando o Amor Acontece e nossa tia Giulia Moon com Kaori. Vocês não tem noção como é bom trabalhar com eles. Clima descontraído era pouco. Mas como era de se esperar foi um dia calmo. Sem muitas vendas.
Mas com o decorrer da semana melhorou. Algumas pessoas me reconheceram de eventos que fui, consegui ver alguns autores queridos como Enderson Rafael, Felipe Castilho e Douglas Mct que estavam do meu ladinho no stand da Gutenberg. Encontrei Ana Cristina Rodrigues, Erick Novello, Marcelo Paschoalin, Eddy Khaos, Alfer Medeiros, Lucy Rangel, Radrak e como sempre a primeira coisa que perguntei foi “Cadê a Pri?” rsr é eu gosto muito da esposa do Leandro. Acho-a fantástica. Tem um trabalho bacana, confiram aqui. Revi a Ana Flávia linda como sempre, conheci o Marcelo Amaral, Denis Vinicius, Carol Sabar, ufa.... tanta gente legal que queria conversar mais rsrs E com certeza eu esqueci alguém porque estou escrevendo esse post às 01h13 de hoje rsr.
Preciso falar que estava esperando quarta-feira chegar para ver a Laila e a Nanda? E claro conhecer finalmente a Lu? Quase chorei porque não pude ir com elas nas andanças... mas logo mais nos reencontramos. Prometi que irei a BH e ao Sul e vou cumprir.
Não posso deixar de lembra da “Saudosa Patoka, Patoka querida” que foi até o stand da Giz pra me ver. Adorei. E a rotina diária de passar em alguns stands como Intrínseca, Record e Novo Conceito não poderia deixar de passar.
Vou contar uma coisa para vocês. É cansativo trabalhar na Bienal, tenho que aplaudir todos os funcionários dos stands. Dói pé, joelho, costas, braços, cabeça... enfim tudo. Mas é sério, vale a pena. Eu ri muito, me estressei, cansei, revi pessoas que não via desde a 7ª série né Andréia! Um amigo que trabalhou comigo no laboratório, o Igor e sua filha. Semideuses que vi uma vez na vida. Conheci pessoas legais que fiz a diferença e isso me deixa muito feliz.
Quer saber o que me irritava? Vinha várias pessoas no stand pra ver os livros. Claro que eu ia abordar né. A primeira coisa que eu perguntava: O que você gosta de ler? Angels, foi complicado quase tive uma sincope. Era um evento literário certo? Acreditem se quiser muitas pessoas não gostavam de ler e foram lá obrigadas. Fiquei contente quando indiquei um livro para uma menina, não me lembro o nome porque foram muitas pessoas com quem falei, ela levou o Toques para mulheres do Edson Rossatto isso aconteceu na sexta, no sábado ela voltou e me falou: Estou lendo e gostando bastante e claro que já comprou mais livros. Fiquei muito feliz. Sério.
Outra passagem que me marcou muito foi de um pai que esteve com sua filha Raphaela no stand por indicação do Paschoalin. O pai queria que ela lesse livros nacionais. Sério ele levou todos os títulos que indiquei, espero que a Rapha goste da leitura rsrs.
Olha que bacana o livro Cira e o Velho esgotou no sábado e Ethernyt no domingo. Foi uma vitória! Esgotar livros de autores nacionais pra mim foi um marco, pois eu ajudei rsrs.
Quem veio no stand: Gi, Andy e Lu (conheci no dia), todas do Rio fiquei feliz em vê-las meninas. Nem deu pra sairmos né Gi? Debby, Bruno, Schulai, Vivi, Thipz, Artur, Marko, Julio, Gui Cepeda e Camila, Myris, Patricia, Ligia, Isa, Soira, Amanda, Maria Tereza e Gustavo, Ghizellini e a Raquel, Nanuka, Ragazzo, Thiago, Felipe, Vianco, Silvio Alexandre, Suzi, Carpinejar, Danilo e Gabriel do Cabine Literária, Mary Paixão, Alba, Briones, Mari, Eduardo, Tammy, Chicorito, Alexandre, Biel, nossa muita gente e tem mais. Não lembrei de todos me perdoem. Mas fiquei muito feliz em ver todos quando foram lá no stand.
Existem pessoas que me deixaram felizes, pude constatar que o brasileiro le sim e muito. Somos bookaholics. Saímos com várias malas, mochilas e sacolas repletas de livros rsrs.
E como não consegui sair do stand precisei de ajuda de alguns amigos e quero agradecer e muito. Minha querida Pri que tive o prazer de receber aqui em casa. Me escutou bastante coitada. É Angels... de manhã não sou uma boa companhia e ela me aguentou e teve que suportar três cachorros no ouvido, tadinha. A Dani pela andança, causamos bastante de manhã. Ao Rafa que me escutou e me apoiou. Ao Gabriel que sempre ia ver eu estava bem. Até conheci seus pais, adorei! A Yasmin e a Célia, mamys da Yasmin, que sempre estavam lá pra me trazer um refri e algo pra comer. E claro, ficou na fila da Alyson Nöel para o autógrafo da Mari Mortani rsrs. Não tenho palavras para agradecer tamanho carinho por mim.
Bom, as devidas compritchas abaixo colocarei as fotinhos. E claro terá fotos que consegui tirar.
Conclusão dessa Bienal: adorei trabalhar, senti muita falta de estar com os amigos nas andanças e corridas para comprar livros mais baratos. Queria ter assistido palestras, ter ido aos lançamentos, ter visto mais pessoas... Só que eu estava do lado contrário e adorei. Conheci mais editoras, editores, pessoas do ramos de livrarias e gostei. Foi bom variar. Quero agradecer a Simone por me dar essa oportunidade. Muito obrigada.
Despeço-me de vocês com as fotos espero que gostem!
Algumas fotos que tirei do último dia! |
Minhas aquisições rsrs |
Mi sua linda!
ResponderExcluirSentimos muito sua falta nas andanças e nas comilanças na praça rsrsrs. Mas a gente entende que vc estava super ocupada e trabalho é trabalho... lerê lerê hehehe.
Agora vamos cobrar sua vinda a BH viu? :0
beijooo
E eu vou, deixa eu só pegar minha malinha rsrsrsr Que estarei lá =)
ResponderExcluirNem postou a nossa fotinho :( Momento histórico de encontro fora do dia das eleições :(
ResponderExcluir