Ausência

01:16 Milena Cherubim 0 Commentários


Tomei conhecimento deste livro pela news da Novo Século e gostei bastante da capa, parei para ler a sinopse e claro coloquei para dica no blog. Para minha alegria a autora Flávia Cristina Simonelli entrou em contato comigo dizendo que gostou do blog e se eu gostaria de ler sua obra. Sim, eu aceitei. Esse livro não tem nada de literatura fantástica, mas usando o trocadilho ele é fantástico!
A história é ficcional, mas poderia muito bem ter acontecido com qualquer um. Daniel um respeitável neuropsiquiatra começa a tratar de um professor de literatura. O catedrático Ervin de Apolinário. Um excelente critico, um pai amoroso, um marido irritante e uma pessoa fantástica. Nossa estou utilizando muito a palavra “fantástico” é... realmente esse livro mexeu comigo. Como? Bom o fio condutor do livro é o mal de Alzheimer, não tive ninguém na família eu acho. Hummm quem sabe meu tio avô, mas eu era muito nova para saber rsr
Daniel é casado com Milene e tem dois filhos. Sua vida é de quase tranquilidade, pois sua esposa desistiu de sua vida para cuidar da família e era um ciúmes só. E com esse caso do professor Ervin conheceu uma mulher que mudou sua vida. Natasha a filha do paciente. "Uma guerra interna se apoderou dele". Ele queria Natasha, mas não queria perder a família.
Eu amei o Ervin, uma pessoa brilhante. Um primor de personagem. Daniel com sua guerra interna me deixou angustiada. Sua avó sofria desse mal e ele não queria e não podia tratar desse paciente. A dor do passado era cruel. Para quem não sabe a pessoa que sofre de Alzheimer esquece de tudo e de todos. Nem se lembra dela mesma. Mas Daniel não conseguiu passar o caso para outro médico. Ele se apaixonara por Natasha, uma mulher encantadora, inteligente e que o compreende. Coisa que sua esposa não fazia. Ela não o compreendia, só acreditava que ele a traía.
Confesso que chorei bastante nesse livro. Ele me trouxe lembranças de minha avó, meu avô que fiquei pouco tempo, minha nona... pessoas que eram velhas quando eu era nova e que me dava a segurança que Daniel sentia com sua avó.
O título do livro tem várias conotações. A “Ausência” é de Ervin por perder a sua identidade, sua memória. É da família, a esposa e a filha, por não saberem como lidar com isso e ver seu ente querido não saber quem elas são. É do médico por já ter passado por isso e tentar trazer um conforto para os familiares. É da família do médico que por sua profissão ela nunca está com eles. É de Daniel que perdeu. É de Milene que perdeu. É de Natasha que perdeu. É de todos que sofrem com isso.
Mas a pior Ausência é aquela que mesmo estando junto se está sozinho. A mensagem da história é linda. Daniel aprendeu na pele e eu sofri junto. Flávia me deixou muito emotiva com esse livro. Acabei ele as 3h00 porque não conseguia desgrudar.
Os dramas vividos na história são bem reais. Me senti no meio da briga do casal. Sério, muito realista. Um livro bem escrito, não achei problemas na revisão. A capa condiz com o enredo do livro. Eu achei ótima. Nem preciso dizer que eu recomendo essa fantástica história que irá te emocionar logo nas primeiras páginas.

Nota:


Serviço:



Título Original: Ausência
Autor: Flavia Cristina Simonelli
ISBN 9788576797166
Gênero: Ficção brasileira
Páginas: 280
Editora: Novo Século







0 comentários: