[Resenha] Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental

13:30 Lu 2 Commentários


Olá, meus queridos, tudo bem?


Começando o ano com o primeiro livro do desafio! Resolvi começar por este porque estou cheia de livros em inglês pra ler e quero lê-los de forma mais rápida e mais eficiente.

Este livro aqui é pra quem gosta de ler os livros originais em inglês, mas não tem um inglês assim uma Brastemp! E a gente sabe que é uma chatice ficar lendo e toda hora ter que parar pra procurar uma palavra no dicionário, não é mesmo? É um livro que te ensina a tirar o máximo proveito do texto, mesmo não sabendo todas as palavras que estão lá. Serve também pra quem vai fazer prova de concurso ou vestibular que tenha interpretação de texto em inglês.

Pra que isso aconteça, ele aborda as seguintes estratégias:

  • Reconhecimento de gêneros textuais: quando você reconhece o gênero do texto, você já sabe que tipo de palavras te espera. Você não espera encontrar uma receita de miojo num texto argumentativo, certo? Bem, não sendo na redação do Enem, né? Rsrsr
  • Objetivos da leitura: pra que você vai ler aquele texto, pra aplicação prática, aprendizagem ou entretenimento?
  • Conhecimento prévio: o que você já sabe sobre o assunto daquele texto? A partir desse conhecimento, você já pode fazer inferências e levantar hipóteses.
  • Skimming (a ideia geral do texto) e scanning (buscar informações específicas no texto): geralmente estas estratégias são usadas quando fazemos alguma prova. Primeiro lemos pra ter a idéia geral do texto, sem preocupação com vocabulário desconhecido. Depois vamos nas questões da prova e procuramos as informações específicas que elas pedem.
  • Informações não verbais, inferência contextual e palavras-chave: todas estas estratégias ajudam a compreender o texto.
Depois, o livro começa a tratar dos aspectos lingüísticos: grupos nominais (substantivos e adjetivos); referência pronominal (o que dá coerência ao texto); marcadores discursivos (conjunções que indicam adição, contraste, causa/conseqüência, tempo, exemplificação, ênfase); afixos (prefixos e sufixos); grau dos adjetivos e advérbios; formas verbais; apostos.

Tudo isso ajuda a compreender o texto, porque, por exemplo, se você leu uma frase e logo depois vem um “but” você já sabe que a idéia que vem a seguir vai contrastar com a idéia que veio antes. Ou então você não sabe o que seria “comfortable”, mas sabe o que é “confort”, então você pode inferir que a palavra é derivada e tem um sentido parecido com conforto, já dá pra entender o texto melhor.

O livro traz exercícios baseados em textos fornecidos para praticar cada uma das estratégias, de forma que durante a leitura você consiga usá-las a seu favor. Também traz exercícios de consolidação, relembrando as estratégias e aspectos lingüísticos tratados nas unidades anteriores.

Outras unidades ensinam a usar corretamente o dicionário monolíngüe e como ler textos acadêmicos.

No final do livro temos um resumo de todas as formas verbais, um roteiro de leitura, glossário e sugestões de respostas para os exercícios, assim você pode usar para autoestudo.

SERVIÇO:


Título Original: Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental
Autor: Adriana Grade Fiori Souza et al
Tradutor:
ISBN: 978-85-7844-062-6
Assunto: Inglês – estudo, ensino e leitura
Páginas: 204
Editora: Disal
Nota: 4/5
Estante: Skoob






Um beijão e até a próxima!



2 comentários: