Ouro, Fogo e Megabytes

06:30 Rafael Dias 0 Commentários

Adoro eventos de literatura, principalmente a bienal do livro, que proporciona aos leitores a chance de buscar as obras e os autores que mais lhe agradam, bem como descobrir novidades.
E nessa edição destaco “Ouro, Fogo e Megabytes” no estande da Gutenberg, escrita pelo jovem autor Felipe Castilho.
Em suas 286 páginas o livro conta a história de Anderson, um pré-adolescente do interior de Minas Gerais, nada popular na vida real, mas uma fera no mundo dos games on-line que de maneira inesperada é “convidado” a participar de um plano arquitetado por uma misteriosa Organização (ONG), localizada no tradicional bairro do Bixiga, no centro da cidade de São Paulo.
  A partir disso, criaturas fantásticas começam a surgir e a deixar o jovem Anderson cada vez mais intrigado em saber o porquê havia sido chamado para uma missão, quem e o que são seus novos amigos, qual a verdadeira história de Anselmo seu antecessor, e quem era na verdade o empresário Wagner Rios.
Dentro deste contexto que as aventuras do jovem mineiro se desenrolam, em meio às dificuldades para conseguir compreender uma nova realidade, no combate a homens e criaturas cruéis interessados na destruição do meio ambiente, e a dificuldade em tornar-se herói e líder também no mundo real e não só a encarnar um guerreiro élfico na dimensão virtual dos games.
O escritor consegue trazer para literatura fantástica personagens do folclore nacional, de uma forma inusitada, colocando – os no mesmo patamar de lobisomens, elfos, magos, e tantos outros seres que povoam as histórias presentes na literatura fantástica.
 Destaque para as características de cada membro da Organização, do relato de como surgiu um dos grandes mitos de nosso folclore, o Saci; e claro pelas aventuras e confrontos contra inimigos inesperados, como uma sinistra “Cuca” ( a mulher jacaré) bem no centro antigo de São Paulo.  

           Não há como não recomendar “Ouro, Fogo e Megabytes”, mesmo tendo consciência de meu papel como jornalista e não apenas de leitor. Ao concluir minha análise sobre a obra, fica claro o potencial em conquistar o público infanto – juvenil, além de trazer uma perspectiva nova à literatura fantástica em termos da escolha de personagens. Acredito que sequências devem ser publicadas, e não seria exagero dizer que o livro de Felipe Castilho poderia até mesmo ser sugerido nas escolas públicas, e que renderia até mesmo uma adaptação para o mundo dos quadrinhos (mangas).

Serviço: 

Título: O Legado Folclórico (Volume 1) - Ouro, Fogo e Megabytes 

Autor: Felipe Castilho 

ISBN: 9788565383134

Gênero: Ficção brasileira

Páginas: 150

Editora: Gutenberg Ltda








RAFAEL DIAS 


0 comentários: