[Exposição] Ron Mueck

13:00 Lu 0 Commentários

Olá, meus queridos, tudo bem?


Todo mundo já deve estar por dentro desta exposição, né? Eu tentei ir no segundo dia, 21/11/2014, porque era emenda de feriado, achei que ia ter pouca gente. Que nada! Perguntei pra primeira da fila há quanto tempo ela estava esperando pra entrar e ela me respondeu: 2h30. Para, né? Ficar esse tempo todo debaixo do sol das 14 horas não dá não. Desisti e fui conhecer a Estação Pinacoteca. Lá na Estação, a moça me falou que seria bom eu visitar a mostra às quintas, pois fica aberto até 22h e tinha bem menos gente. Como a Luz não é um lugar muito bacana, não levei em conta essa dica e deixei para visitar a Pinacoteca no final do ano. 

Bem, aí que no final do ano todo dia saía no SPTV as filas gigantescas de 3h30 pra visitar tanto Dali como Ron. Todo mundo que ficou em São Paulo teve a ideia de ir pra essas duas exposições. Deixei passar mais um pouco.

Como as filas continuaram, resolvi seguir a dica da moça da Estação. Fui pra Pinacoteca às 19 horas da quinta-feira. Não foi bacana no metrô, pois é a hora do rush, mas fiquei apenas 1h10 na fila, a entrada é gratuita nesse dia após as 17 e não tinha mais sol! Foi bem tranquilo.

Adorei a exposição! Deu pra ver as estátuas bem de perto, exceto duas que estavam em uma sala com monitores explicando, então a galera parou e juntou gente demais. Mas nas outras salas estava bem tranquilo. Tanto que até consegui tirar foto sozinha com a cabeça!



É a melhor tática pra tirar foto lá, se posicionar atrás das estátuas!


 Achei esse frango fantástico! É incrivelmente real, não fosse o tamanho gigante.



E a obra mais esperada de toda a exposição é, claro, a última a ser visitada! O realismo é incrível, parece que as figuras são de verdade, com todas as dobras, pelos, rugas. As roupas são tecido mesmo, não foram esculpidas. E nessa obra aí dá até pra olhar por dentro da bermuda e ver que também tem acabamento real! Na foto não dá pra ver direito, mas eles têm as marcas vermelhas de sol no braço com aquela partezinha branca que fica embaixo do braço porque não tomamos sol com o braço levantado, sabe?

Olha a riqueza de detalhes: dobras no punho, anel apertando, unhas que parecem reais.

Agora quem se impressionou com o fato da mão dele estar apertando o braço dela e parecer que é mole, isso não é novidade nas esculturas, e em resina é muito mais fácil de fazer que em mármore. Eu fiquei de boca aberta foi com o Rapto da Proserpina, de Bernini, na Galeria Borghese, em mármore branco. Sem cores e dando a impressão de pele macia:


No detalhe: 

Não estou desmerecendo o Ron, hein, gente, as peças dele são fantásticas! Mas é legal a gente poder citar referências de outros escultores também, né? Ele deve ter se inspirado em algum lugar!

Bem, então a dica é essa: aproveitem para ir às quintas à noite, mas lembrem-se que a partir das 20 a fila pode ser encerrada. Não chegue muito no final!

Chegando às 19, dá pra ver a exposição do Ron em meia hora mais ou menos e sobra bastante tempo pra conhecer o acervo permanente também!

SERVIÇO: Exposição Ron Mueck

Local: Pinacoteca
Endereço: Praça da Luz, 2 - Metrô Luz
Horários: Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h. Às quintas até as 22h. 
Em Janeiro de 2015, horário especial para a exposição Ron Mueck: Terça a domingo das 10h às 20h e quinta das 10h às 22h.
Até quando? 22/02/2015
*A fila que leva até a bilheteria da exposição Ron Mueck poderá ser fechada a partir das 17h30, dependendo do número de pessoas. Às quintas, poderá ser encerrada a partir das 20h.

Um beijão e até a próxima!



0 comentários: