[Resenha] A Guerra dos Fae – Luz e Trevas

13:30 Daniele Vintecinco 0 Commentários


A Guerra dos Fae é uma série que me provoca sentimentos controversos, achei o primeiro livro bem promissor e gostei da premissa, o segundo já não me agradou tanto e o terceiro não foi tudo o que eu queria para salvar a série mas teve seus pontos positivos.

Esse livro começa exatamente do ponto em que parou o segundo, com o embate entre Jayne e Bem, a primeira disputa de Jayne com um fae das trevas Elemental, assim como ela e todos os acontecimentos gerados desse encontro.

Não quero contar muito da história pois acho que tudo pode ser um spoiler, o que consigo dizer é que nesse livro há uma situação importante atrás da outra, uma ação logo em seguida da outra o que faz com que o livro tenha um ritmo frenético, o que em parte é bom, porém tenho sentido falta de um embasamento maior, uma história a ser apresentada, sinto que algumas explicações são um pouco superficiais.

Um dos diferenciais desse livro é que agora a autora trará mais elementos sobre os Fae das Trevas, até então, nos livros anteriores, sabíamos apenas que os Fae das Trevas eram inimigos em uma futura e provável guerra mas os conhecíamos muito pouco, porém devido a uma situação passada por Jayne saberemos um mais sobre eles, suas espécies e suas motivações.

Sobre os personagens termino quase com a mesma impressão do segundo, de que eles não evoluem durante a história, a não ser Tony e Chase que sofreram mudanças, os demais continuam como no primeiro livro, as mesmas manias e os mesmos jeitos. E nesse caso eu preciso reafirmar que, para mim,  Jayne está no limite entre uma revolucionaria e uma adolescente surtada, algumas de suas atitudes simplesmente são chiliques de adolescente; eu  prefiro personagens espertas, daquelas que arquitetam um plano elaborado, o que realmente não é o forte de Jayne então meu receio com ela continua firme e forte.

A narrativa é simples e linear, porém a autora não aprofunda muito os sentimentos, em alguns pontos a narrativa é rasa, como no romance, tudo bem, entendo que esse não é o foco do livro, mas já que colocou uma personagem que atrai grande parte dos garotos o romance poderia ter um espaço maior. Outra coisa que me incomodou nesse ponto da narrativa é que os faes que pareciam tão poderosos agora parecem coadjuvantes, tantos estereótipos juntos (bruxas, elfos, demônios, incubos, etc.)  e grande parte da história trata como Jayne é incrível e sua relação com o verde. Vários elementos poderiam ser melhor explorados considerando a variedade que a autora apresentou.

Vou dizer que é uma leitura rápida e que serve para aqueles momentos em que se busca uma distração. O final termina com um grande gancho para o próximo livro, vamos ver que rumo tomará Jayne.

Série Guerra dos Fae
3. Luz e trevas
4. New world order


SERVIÇO:

Título Original: War of the Fae: darkness and light
Autor: Elle Casey
Tradutor: Chico Lopes
ISBN: 978-85-8130-305-5
Gênero: Ficção norte-americana 
Páginas: 382
Editora: Geração Editorial  
Nota: 3/5
Estante: Skoob






0 comentários: