[Resenha] Perdido em Marte

11:00 Milena Cherubim 0 Commentários


Hi Angels!
Feliz ano novo!!!!!! Como vocês passaram heim, heim? Eu tirei uns dias e fui pra praia. O que eu mais fiz? Ler e caminhar. E eu queria muito ler esse livro. Quando veio a oportunidade eu pedi para a Editora Arqueiro e veio de parceria. Obrigada Nathy!!!!



Pois bem. Só posso dizer que demorou um pouco mais do que eu esperava.
Primeiro por motivos trabalhistas (trabalhar com freela é complicado rsrs). Segundo por causa das festas de final de ano. E terceiro porque o autor te deixa puta com certas atitudes ai você fecha o livro, espairece, abre novamente, fica irritada, come mais umas 20 páginas, fecha e assim vai. Ela foi a minha última leitura de 2014 e a primeira de 2015. E digo mais uma coisa é PHODÁSTICO.
Conheça Marte
Andy Weir terá seu livro filmado por Ridley Scott E quem vai fazer o papel do personagem principal, Mark Watney???? Será ninguém menos que o gracinha do Matt Damon.
A história nos relata que já foram feitas três missões para Marte. Nesta última aconteceu um pequeno problema. Uma tempestade de areia causa um pequeno transtorno. A tripulação da Ares 3 sofre uma baixa. Mark estava no meio de uma catalogação e é atingido por uma barra de ferro. Como a ordem é: morreu em Marte, fica em Marte a tripulação deixa o corpo e vai embora, pois se eles ficassem mais um minuto morreriam todos. E lá vai a Ares... e Mark fica SOZINHO em Marte, ainda VIVO.
Imagina uma pessoa sozinha no planeta? É... as vezes ficamos com vontade disso não é mesmo? Mas sem comunicação nenhuma, sem internet, sem nada do que você ama. Somente algumas provisões, filmes dos anos 70, alguns livros digitais e música antiga.
Mark é engenheiro mecânico e também é botânico e com essas duas especialidades ele consegue traçar um plano para avisar a NASA que está vivo e quanto tempo pode permanecer assim. Imagina você ter apenas 300 sóis, ou dias. O que fazer a respeito? A sorte dele é que existiam “batatas”. Como seria Ação de Graças a NASA achou que uma refeição decente seria bom. E isso ajudou.
Mark Watney foi o primeiro homem a plantar batatas em Marte. Claro que dentro de uma das naves deles, pois o planeta congela instantaneamente o que estiver em sua atmosfera.
Eu marquei várias passagens, vou colocar algumas aqui:
“Se o oxigenador quebrar, vou sufocar. Se o reaproveitador de água quebrar, vou morrer de sede. Se o Hab se romper, vou explodir. Se nada disso acontecer, vou ficar sem alimento e acabar morrendo de fome.” (pág. 14)
“Encontrei um grande recipiente, pus água e acrescentei as fezes secas. Desde então, também venho acrescentando as minhas próprias fezes. Quanto mais fedorento, melhor. São as bactérias trabalhando! (...) É isso aí, sou um botânico! Curvem-se diante dos meus poderes!” (pág. 20, 21)

“– Como deve ser? – perguntou. – Ele está perdido lá. Acha que está totalmente sozinho e que desistimos dele. Que tipo de efeito isso pode surtir no psicológico de um homem? – Em seguida, virou-se de novo para Venkat. – Fico me perguntando o que ele está pensando neste instante.
DIÁRIO DE BORDO: SOL 61
Por que o Aquaman consegue controlar baleias? Elas não são mamíferos! Não faz sentido.” (pág. 64)

“(...) – Ela não consegue comer, não consegue dormir, está enjoada o tempo todo. Eu não estou muito melhor. Como eles podem obrigar você a fazer isso?
– Eles não estão “me obrigando” a nada pai. Eu me voluntariei.
– Por que fez isso com sua mãe? – indagou ele.
– Desculpe. – sussurrou Johanssen. – Watney é meu colega de tripulação. Não posso deixá-lo morrer.
O pai suspirou.
– Deveríamos ter educado você para ser mais egoísta.” (pág. 228)

“Guardei cinco embalagens de comida para ocasiões especiais. Escrevi nomes em cada uma delas. Vou comer “Partida” no dia em que for embora para Schiaparelli, “Meio do Caminho” quando alcançar a marca de 1.600 quilômetros, e “Chegada” quando terminar o percurso.
O quarto se chama “Sobrevivi a Algo que Deveria Ter Me Matado” porque alguma merda vai acontecer, tenho certeza. Não sei o que vai ser, mas que vai acontecer, vai. O veículo espacial vai quebrar, eu ver ter hemorroidas fatais, marcianos hostis vão aparecer ou alguma merda do gênero. Se eu sobreviver, vou poder consumir essa embalagem.
O quito está reservado para o dia do lançamento. A etiqueta é “A Última Refeição”;
Talvez não seja um nome muito bom” (pág.239)

Sarcástico, gostoso, sofrido, amargo, doce, meigo, nada chato. É acho que eu consegui resumir em algumas palavras rsrs Será o máximo quando colocarem na telona, eu ia lendo e imaginando o Matt nas situações. E gente, é sério... muita coisa hilária. Eu ria, discutia com o livro, ficava puta... é... esse livro é muito legal. Só não foi nota cinco, pois achei que deveria ter mais páginas no final. Fora isso é muito, muito, muito bom!

SERVIÇO:

Título Original: The Martian
Autor: Andy Weir
Tradutor: Marcello Lino
ISBN: 978-85-8041-335-9
Gênero: Ficção americana
Páginas: 336
Editora: Arqueiro
Nota: 4/5
Estante: Skoob







0 comentários: