A menina que roubava livros

13:20 Milena Cherubim 0 Commentários

Markus Zusak retratou a era Hitler aos olhos da Morte. Quem conta a história é a própria Morte. Sim, a Morte e posso lhe assegurar, ela é uma verdadeira contadora de histórias.

Ela sempre aparecia nos lugares onde pessoas estavam morrendo, para levar sua alma. E estava muito atarefada, pois como nos contam na escola, a “Era Hitler” foi um massacre. E no meio disso tudo ela se deparou com uma menina. O irmão acabara de morrer e, a menina que estava com a mãe e o irmão estava indo para uma nova vida.

A menina e o menino foram adotados por uma nova família. Naqueles tempos a comida era escassa e as doenças atacavam a todos.

Porém o menino morreu no trajeto. A mãe e a menina foram enterrar o garoto. E assim a Morte conheceu a “roubadora de livros”. Era assim que ela a chamava. O motivo? Simples, no enterro do irmão a menina viu um livro de capa preta no chão e o pegou. Era de um dos ajudantes. Mas o livro não foi devolvido, para a menina era uma lembrança. Mesmo triste, era a única que tinha do seu irmão.

A menina se chamava Liesel Meminger e foi para uma família diferente da que estava acostumada. Ela foi levada para a Rua Himmel, na casa dos Hunermann. Rosa e Hans seus novos pais.

Liesel ajudava rosa nas tarefas da casa e Hans a ensinava a ler. E isso era a maior felicidade da garota. Ela começou a ir para a escola, conheceu mais crianças e teve um melhor amigo, o Rudy. Na verdade Rudy era apaixonado por Liesel e os dois sempre estavam juntos.

A dona da casa, Rosa, não conseguia mais dinheiro ela trabalhava lavando roupas para conseguir comprar comida e Hans era pintor, mas não de quadros e sim de paredes, mas como Hans não era filiado ao partido, tudo ficava mais difícil...

Mas como eu disse, era a ERA HITLER, todos tinham que saudar o Füher, as crianças estavam na juventude hitlerista. Contudo os porões da casa dos Hunermann mantinham um segredo.

A última casa a deixar os serviços de Rosa Hubermann foi a da família do prefeito. Liesel ficou chateada, ela entrou na casa pela janela e roubou mais um livro.

Mais um e, não parou por ai. Liesel progredia nos estudos com a ajuda de seu pai. Mas como eu já disse a família tinha um segredo...

O que você faria se pessoas precisassem de ajuda? Entre mortes, fome, destruição sempre se encontra a luz!



Nota da Milena: Esse livro uma amiga me emprestou, a Luana . Ela achava que eu deveria mudar um pouco meu repertório, porque eu só estava lendo sobre vampiros, bruxos, lobisomens... heheh. Esse livro é magnífico, é rico em detalhes, adorei a Morte contando a história da vida de alguém. Divertido, triste, emocionante, você com certeza vai gostar desse livro!

0 comentários: