@mor

09:30 Mayara 1 Commentários

Título original: Gut gegen norwind
Autor: Daniel Glattauer
Tradutor: Eduardo Simões
ISBN: 9788581051246
Gênero: Ficção, Romance

Páginas: 188
Editora: Suma de Letras
Nota: 4/5
Estante: Skoob
Onde comprar: Saraiva / Cultura / Submarino

Sinopse: Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.

Comentários:

Logo que este livro saiu na primeira edição já me interessei muito por ele e por sua temática, principalmente por falar de relacionamentos virtuais e trocas de e-mails, afinal vivemos muito isso nos dias atuais e trabalhar a literatura em cima disso era algo novo pra mim.

O livro é narrado totalmente em e-mails, na troca de e-mails entre Emmi e Leo, e vamos descobrindo um pouco mais sobre cada um deles com o decorrer dessa troca, tanto sobre suas personalidades quanto sobre suas vidas fora da telinha do computador.


De início, eles não querem falar sobre o mundo externo, querem apenas falar dos dois, amenidades e comentários que não farão diferença na vida um do outro, a não ser a diferença que a presença de uma pessoa faz na nossa vida. Com frases curtas e às vezes e-mails longos, vemos sutilmente crescer uma confiança e um carinho entre os dois que pode tomar caminhos dos quais eles não poderão mais voltar.

A delicadeza e simplicidade dos e-mails tornam tudo muito belo, apesar de amenidades. O modo como Emmi e como Leo conversam, cheios de ironia, sarcasmo e também muita sinceridade, torna a leitura fluida, divertida e atraente. É difícil não ler os e-mails deles pensando em como escrevem bem e se esforçam para se expressarem bem e não deixar o outro entender de modo errado suas palavras, coisa que geralmente não acontece no mundo virtual, mas entre eles acontece e de forma muito natural.

Acontecem poucas coisas no decorrer do livro, mas o amadurecimento do relacionamento virtual dos dois é muito implícito e, pelo fato de ser narrado pelos dois - querendo ou não é isso o que acontece, né? - faz com que tenhamos noção das angústias de cada um e acabamos vivendo as angústias, os medos e as inseguranças junto com eles.

A diferença entre o modo de escrever da Emmi  e do Leo é muito interessante de ser visto, porque Emmi realmente escreve como mulher - com detalhes, com curiosidade, com cutucões - e Leo é muito mais prático, objetivo e foge de algumas perguntas da Emmi, como um homem acabaria fazendo na situação dele. É muito gostoso ler um livro e sentir que um autor consegue impôr desse modo as diferenças entre os personagens.

Chegando próximo do final do livro, nos deparamos com uma reviravolta enorme e com grandes emoções, todas despertadas por e-mails enormes e cheios de desabafos. É um pouco difícil de digerir porque senti que aconteceu tudo muito rápido, mas o fato de ter um segundo livro torna as coisas muito mais fáceis de engolir e eu espero que o segundo volume me deixe tão satisfeita com a leitura como esse me deixou.

Não me arrependi em momento algum de escolher ler esse livro, me peguei até mesmo soltando gargalhadas no meio do metrô com direito a olhadelas das pessoas ao meu redor se perguntando se eu era louca - coisa que eu raramente faço, sou bem discreta rsrs -, então o livro realmente me prendeu e me deixava com uma sensação boa toda vez que o pegava para ler, tanto que demorei para finalizá-lo e não era por preguiça, era por querer esticar a leitura.

Indico para quem procura uma leitura leve, fluída e cheia de simplicidade, que nos conquista aos poucos e nos faz sentir relaxados e com uma boa sensação. Não deixe de ler, vale muito a pena a pequena história com poucos acontecimentos, mas cheia de valores e significados.



Um comentário:

  1. Oi, Mayara.
    Recebi um exemplar desse livro logo que ele foi lançado, o que significa que minha edição é aquela com a capa original! Gostei muito da história e fiquei bem interessada em ler a continuação!! Mas aí a editora mudou as capas e estragou tudo!!!
    Desculpa, mas achei tanta sacanagem que desanimei!! rs...
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir