Alô, alô escritores! Conheça o Escrevivendo

10:00 Milena Cherubim 1 Commentários

Hoje o post é para você que gosta de escrever, quer melhorar sua escrita ou mesmo para quem quer publicar seu livro. 

Ser escritor é ter o dom das palavras, pois são elas que encantam e prendem o leitor no enredo, porém ter uma boa história não te torna um bom escritor. Você não nasce sabendo das coisas, você aprende. E é por isso que vou indicar um curso bem legal para quem quer aprender um tiquinho mais sobre escrita, seja de um livro só seu ou também para contos, as famosas antologias, o curso é o Escrevivendo.

Primeiro vamos conhecer as pessoas responsáveis pelo curso?


Giulia Moon

Comecei a escrever contos no ano 2000, em grupos da internet. Não é por acaso que os meus primeiros livros foram coletâneas: Luar de Vampiros(2003), Vampiros no Espelho & Outros Seres Obscuros(2004) e A Dama-Morcega(2006).

Mas fiquei conhecida, mesmo, como a autora da série Kaori, aventuras de uma vampira japonesa no Brasil: Kaori: Perfume de Vampira (2009, Giz Ed.), Kaori 2: Coração de Vampira (2011, Giz Ed.) e Kaori e o Samurai Sem Braço(2012, Giz Ed.). Este último recebeu o Prêmio Argos, do Clube de Leitores de Ficção Científica do Brasil, como o melhor romance de Literatura Fantástica de 2012.

Em 2014, retomei o meu lado contista com a coletânea Flores Mortais, histórias só com protagonistas femininas.

Em 2016, lancei a coletânea Histórias Felinas, com contos de gatos, em parceria com a escritora Helena Gomes.

Nesse meio tempo já fui editora, fiz trabalhos de ghost writer, leitura crítica e, claro, ilustrações.

Sou meio nerd, meio otaku, amante de gatos, j-rock e chocolate meio amargo. Adoro a lua cheia e seres obscuros. Acredito em tudo, menos na monotonia!


Walter Tierno

Decidi muito cedo que queria viver do desenho. Viver da escrita foi uma decisão um pouco mais tardia.

Durante quase vinte anos, trabalhei com publicidade e também sou formado em jornalismo, mas nunca exerci essa profissão.

Já fiz tiras humorísticas para um jornal com poucos leitores e teatro amador para uma platéia ainda menor.

Em 2010, publiquei meu primeiro livro: "Cira e o Velho". O segundo, em 2013 e se chama "Anardeus. No calor da destruição". Também já editei alguns livros para a Giz Editorial e algumas HQs para o selo GiBiz.

Para encurtar a conversa: sou ilustrador, escritor, editor, pagador de mico, engolidor de sapo e um cara desagradável que responde sinceramente quando alguém pergunta minha opinião.

Moro em São Paulo, tenho uma filha chamada Catarina, os gatos Titus e Sisko e a gata Jolie.

Sobre o curso

O que é o Escrevivendo Escrita Criativa? 

ESCREVIVENDO é o que o nome diz: escrever + viver. É um curso de escritores veteranos dirigido a escritores iniciantes. Giulia Moon e Walter Tierno tiveram experiências semelhantes na sua trajetória: são escritores, ilustradores, publicitários, e já tiveram a oportunidade de exercer a função de editores. Nas suas obras, ambos são reconhecidos pela qualidade dos seus textos, a criatividade das suas tramas e pela força de seus personagens. Ambos vivem o dia-a-dia de um autor brasileiro, experimentando as peculiaridades dessa atividade tão complexa e especial. 

No ESCREVIVENDO, Giulia e Walter abraçaram o desafio de passar um pouco dessa vivência em cursos que misturam exercícios práticos com muito bate-papo e troca de informações. 

Por isso, ESCREVIVENDO é diferente. 

É pessoal. 

É a cara da Giulia e do Walter. 

E pode ser a sua cara, se você quer, mais do que escrever, VIVER cada linha, cada instante, cada experiência de escritor à flor da pele!

Minha experiência no Escrevivendo


Fui convidada a fazer um mini curso para saber como que é a parada. Não, não irei escrever um livro... pelo menos não ainda rs 

Sabe aquele dia que você não está bem? Acorda com dor de estômago fortíssima, mas teima em sair de casa? Pois é... eu estava assim. Comi um lanche na noite de sábado e meu fígado reclamou. Eu acordei às 6h da manhã para me arrumar e ir ao curso (Walter... eu amo muito você só pode... eu ODEIO acordar cedo, mas vamos que vamos rs), passei na farmácia comprei dois flaconetes de um remédio ruim rosa que a farmacêutica disse que ia fazer melhorar (não, infelizmente não melhorou). E lá fui eu para o metrô São Judas esperar o pessoal para irmos ao Espaço Asas.

Quando o pessoal chegou e fomos até o local para o curso eu ainda estava zuada. O que eu fiz? Mamãe mandou eu tomar Gatorade de Limão... eu achei melhor não, mas depois do remédio não fazer efeito lá fui eu comprar o bendito e olha... funcionou! Ai sim podemos aproveitar o dia beeeeeem melhor rs

Já no espaço tivemos as apresentações... Oi... eu sou a Milena Cherubim... não, para. Não foi assim. Tivemos que nos apresentar de uma forma nada convencional. Mostrando outro lado de nós mesmos. Contando uma história. Não vou lembrar... infelizmente. Mas sei que fiquei roxa de vergonha.

Quando eu falo ninguém acredita. Eu sou mega tímida. Odeio falar para uma sala fechada. Mas faço mesmo assim, como? Brincando, descontraindo... só assim eu me sinto menos envergonhada. As vezes não funciona, claro! Ai eu fico roxa hehe

Titia Giulia e o véio (Walter) ficaram a manhã toda explicando como é o curso do Escrevivendo, qual a importância dele para quem gosta de contar histórias e claro, muitas dicas. Dicas super importantes para que o escritor iniciante melhore mais e muito mais rápido.   

Algumas das dicas que eles nos passaram:
Encurtar o texto
Tirar a repetição de fatos
Textos com muitas explicações
Não tratar seu leitor como um idiota
Mesmo sendo um curso rápido eu pude absorver bastante coisa. Sabe quando você pega um livro que muitas pessoas falaram bem ou quando o autor é a sensação do momento? Não digo aqueles autores que já são renomados tipo J. K. Rowling, J. R. R. Tolkien, George R. R. Martin, Rick Riordan e outros autores internacionais. Digo dos nacionais mesmo (sei que cairão chuvas de comentários contraditórios sobre o que estou falando, mas mesmo assim isso aqui é a minha opinião lembra, ninguém precisa aceitar ok? ) que possuem um ego gigante. 

Alguém já se perguntou porque eu quase não resenho livros nacionais? E sempre quando faço, são autores que conheço como o Walter, a Martha Argel, André Vianco, Douglas MCT, Leandro Reis , o Leandro Radrak (adoro os livros Filhos de Galagah, são ótimos), Vanessa Bosso, Danilo Barbosa, Daniel Pedrosa, Débora Gimenez, Bruno Anselmi Matangrano, Tico Santa Cruz, Eduardo Spohr, Ziraldo, Nazarethe Fonseca, Eric Novello, Georgette Sillen, Bianca Briones, James Andrade, Nelson Magrini, Flavia Abreu, Andre Cardinali, Luciane Vieira Z, Nanuka Andrade, Ulisses Aguiar, Nelson Rodrigues, Ricardo Valverde, Mauricio Gomide, Kel Costa, F. T. Farah, Gilmar Duarte Rocha, Pedro Guerra e mais alguns, viu... eu leio nacionais hehe. 

Mas sabe qual foi o motivo para eu resenhar mais internacionais? Um cidadão que me chamou de burra por não entender o livro dele. Justo ele que era o "Saramago" de sua cidade? Bom... depois que eu li esta frase, sério... eu nem dei mais atenção ao cidadão. E para você ter uma ideia o dito autor teve apenas 130 pessoas que leram sua magnifica obra, já o Saramago... só em um livro foram mais de 41 mil pessoas. É por essas e outras que eu me abstenho. 

E com esse curso, você que é autor iniciante (leia-se autor de primeira viagem, aquele que só escreve por diversão ou mesmo aquele que nunca escreveu, mas tem uma ideia sempre fixa na cabeça e que daria uma excelente história) tem mais chances para não errar.

Eu não escrevo contos e muito menos livros, mas tive que fazer um exercício que foi proposto. Eu não ia fazer não, mas já que estava ali, acordei cedo, fui eu lá escrever o raio da historia do cachorro. A minha foi a pior, claro! Ai gente que vergonha... Mas faz parte e sabe qual foi o melhor momento do curso? Além do aprendizado né, foram as risadas. Como eu me diverti naquele dia. Só duas pessoas que eu conhecia que também estavam lá. Alguém imagina quem seria?

Olha a Lele ai gente!!!!

Renata, Lele (sensualizando) e eu na hora do almoço
Agora vem a parte que os escritores estavam esperando nesse post, o Walter e a Giulia ministrarão um curso chamado Escrevivendo "Menos é mais"!!!! Vamos saber mais dele?

Escrevivendo “ Menos é Mais” - Aprimorando o texto, estilo e enredo.


O curso será nos dias 23 e 30 de abril de 2017 no Espaço Asas, lá você irá treinar sua capacidade narrativa. Servirá para desconstruir-se. Libertar-se dos vícios de linguagem. Escrever ficção de uma forma profissional. 

O curso possui dois workshops presenciais, que serão ministrados nos domingos (23 e 30 de abril), com exercícios práticos e acompanhamento online individual durante a semana. 

Bacana né? Eu super recomendo, não é publi, não é jabá, este dia de imersão no curso foi para falar para vocês a experiência que eu tive e assim poder mostrar como é divertido e instrutivo. 

Ah uma dica, leve um lanche para tomar um cafezinho e também para almoçar. Lá perto tem uma padaria, mas é mais interessante comer com o pessoal e fazer o networking! E claro, não esqueça de levar sua caneca para beber água ou café, sustentabilidade gente!

Olha o pessoal todo compenetrado escutando o que os mentores falavam, eu estava prestando atenção também, por isso só temos uma fotinho rs

Aquela palhacita fazendo caretas lá no fundo é a Lele, já deu pra perceber como foi divertido rs


SERVIÇO:

Escrevivendo Menos é mais
Local: Espaço Asas (próximo ao metrô S. Judas)
Número máximo de participantes por curso: 12
Mentores: Walter Tierno e Giulia Moon
Informações: Escrevivendo Escrita Criativa


Um comentário:

  1. Que dia lindo!! Queria mais um monte desses! O post ficou perfeito e as fotos incríveis!

    Bjksss

    ResponderExcluir