Um Certo Verão
Título original: One SummerAutor: David Baldacci
ISBN: 978-85-8041-125-6
Gênero: Ficção, Drama
Páginas: 288
Editora: Arqueiro
Nota: 5/5
Estante: Skoob
Onde comprar: Saraiva / Cultura / Submarino
Sinopse: Diagnosticado com uma doença terminal, Jack passa seus últimos dias se despedindo da esposa Lizzie e de seus três filhos. Inesperadamente, uma nova tragédia se abate sobre a família: Lizzie sofre um acidente de carro e morre. Com isso, as crianças são obrigadas a morar com outros parentes. Quando tudo parecia perdido, Jack se cura e reencontra seus filhos. Num verão inesquecível, ele luta para reconstruir a família e reaprende a amar.
A leitura desse livro me assustou um pouco. Sempre acreditei que ninguém seria um mestre em tragédias maior do que Nicholas Sparks, mas David Baldacci conseguiu escrever nos primeiros capítulos da história mais tragédias do que Sparks escreve em um livro inteiro.
O livro é narrado em terceira pessoa e isso se torna vantajoso pelo fato da trama ter vários personagens importantes. Conseguimos perceber facilmente quais são os importantes e quais são os secundários, pois o autor sabe como dar ênfase nas coisas que precisamos prestar atenção.
A trama é envolvente e muitas vezes até de difícil compreensão. Tantas coisas que acontecem, tantos pensamentos confusos na cabeça de Jack e toda a dor que a família sofre tornam o livro tumultuado e pesado, mas de uma forma boa. É graças a todos esses acontecimentos que a história se desenvolve e tantos personagens apaixonantes aparecem.
A narrativa é leve e nos dá todos os detalhes que precisamos, tanto aqueles sutis quanto os mais diretos, para chegarmos a um clímax de dar raiva e um desfecho maravilhoso. Do clímax ao final do livro parece até que nos falta ar de tão emocionante e intenso.
Uma das coisas mais legais é ver o desenvolvimento da vida da família após o trágico acidente que levou Lizzie deste mundo. Vamos descobrindo um pouco sobre cada personagem a cada capítulo e entendendo melhor suas atitudes, e isso nos apega a cada um deles de maneira que simpatizamos e torcemos por todos para terem um final feliz.
Baldacci nos mostra que sabe escrever qualquer tipo de história com seus livros policiais bem conceituados e esse drama familiar que nos prende do início ao fim. Foi difícil de me apegar a história no início por conta de suas tragédias, mas toda a força de Jack para reaproximar sua família enquanto enfrenta o luto é apaixonante e se torna impossível parar a leitura.
Recomendo o livro para aqueles que gostam desses dramas familiares que envolvem tragédias e momentos difíceis, mas que também nos mostram como é possível reconciliar até mesmo as relações mais distantes pelos mais diversos motivos e de tantas maneiras que, na hora do desespero, deve ser tão difícil de imaginar.
0 comentários: