[Resenha] Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios...

08:30 Lu 0 Commentários

Olá, meus queridos, tudo bem? 



A resenha de hoje é de um livro da parceria com a Novo Conceito. Tema superfeminino! Qual de nós não adora fazer comprinhas e torrar toda a grana? kkkkk  Dica ótima de livro agora na época do Natal, né? rsrsrsrs Olho nos gastos!!!!



Autor: Pedro de Camargo
ISBN: 978-85-8163-294-0
Gênero: Finanças comportamentais
Páginas: 192
Editora:  Novo Conceito 
Nota: 3/5
Estante: Skoob
Onde comprar:  Livraria CulturaSaraiva





Sinopse: Entenda o comportamento do consumidor e aprenda a comprar com consciência! Este é um livro divertido. O tipo de livro que a gente tem que ler nem que seja só para continuar uma conversa quando aqueles terríveis momentos de silêncio se instalam entre os interlocutores. Mas, além disso, este é um livro sério, muito sério. (Antes de começar a lê-lo, vale a pena dar uma olhada nas referências bibliográficas). A proposta sensacional de Pedro de Camargo é demonstrar, da forma mais simples possível, como nosso comportamento de consumo está diretamente ligado aos neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer. Parece complicado, mas sob a escrita de Camargo você vai compreender perfeitamente alguns de seus comportamentos pouco ortodoxos, embora comuns, como assaltar a geladeira em noites mais frias, ou comprar aquele monte de bobagens que nunca, em toda a sua vida, pretendeu usar... E, como cortesia, com as dicas no fim de cada capítulo é possível aprender a combater seus próprios neurotransmissores endoidecidos e consumistas e conquistar o orçamento saudável com que sempre sonhou.


Comentários: O autor explica que o cérebro evolui muito mais devagar do que a sociedade e a cultura, então nós agimos como nossos ancestrais hominídeos. Devemos juntar tudo o que podemos porque amanhã pode faltar, enlouquecemos com aquela oferta que só vai durar mais 4 horas, precisamos comprar rapidamente para não perder. Isso vem da época em que os homens tinham que caçar e não sabiam se iam conseguir voltar para casa com a caça ou não e as mulheres tinham a função de coletoras, também sempre pensando que no futuro poderiam ficar sem.

O autor também explica como funciona o vício das compras no nosso cérebro, na parte em que se encontra o circuito da recompensa e da motivação; que a música de uma loja pode fazer você comprar mais, as lentas e calmas.

O que mais me chamou a atenção foi o fato de que compramos mais se o vendedor falar algo no ouvido direito e se ainda por cima tiver uma história para contar. Então se quiser economizar, vire o ouvido esquerdo para o vendedor rsrsrs Já na paquera vale a mesma coisa, mas para conquistar o gatinho, fale no ouvido direito dele! Isto se explica pelo fato de que o ouvido direito tem dominância para atender a estímulos verbais, então temos mais propensão a realizar uma tarefa.

Concluindo, segundo o autor, todos os nossos comportamentos têm base no que nossos ancestrais faziam, no comportamento de bando, no princípio da savana  e da seleção natural. E se tivermos consciência disso, conseguiremos segurar nossos impulsos para comprar coisas de que não precisamos, por exemplo nas compras coletivas. É claro que se vendeu bastante, a oferta não vai durar só 4 horas, eles vão prorrogar, então não devemos comprar por impulso!





Um beijão e até a próxima!


0 comentários: