Fortaleza Negra

08:30 Milena Cherubim 0 Commentários

Título Original: Fortaleza Negra
Autor: Kel Costa
Tradutor:
ISBN: 978-85-64850-69-9
Gênero: Ficção brasileira
Páginas: 424
Editora: Jangada
Nota: 5/5
Estante: Skoob
Onde comprar: Saraiva / Cultura / Submarino





Sinopse: De uma inóspita região da antiga União Soviética, vampiros, até então considerados criaturas lendárias, surgem inesperadamente e põem fim à Guerra Fria em 1985. Usando seu poder mental extraordinário e sua força sobre-humana, os Mestres da Realeza Vampírica exigem a rendição dos líderes mundiais e se autoproclamam senhores absolutos do planeta.
Anos depois, vivendo num mundo de relativa paz entre humanos e vampiros, Aleksandra Baker, uma garota de 17 anos, se ressente por não ter a mesma liberdade que os jovens do passado. Agora, além de viver sob o jugo dos vampiros, Sasha, como é chamada por todos, está apavorada com uma nova ameaça, a invasão de predadores letais: os mitológicos!
Em 2013, diante dos terríveis ataques de centauros e minotauros, a família Baker não vê outra saída a não ser se mudar para a Rússia e morar entre os muros do único lugar onde é possível viver livre dos seus ataques: a impenetrável Fortaleza Negra, reduto da Realeza Vampírica.
Mas a ideia de se mudar para a Fortaleza não agrada Sasha. Ela não gosta de vampiros e para o seu desespero, Helena, sua melhor amiga, vai ficar para trás, correndo perigo constante. O que a adolescente ruiva não esperava era que os Mestres da Realeza Vampírica fossem tão fascinantes. Principalmente Mestre Mikhail, que parece ter uma implicância gratuita com a garota e sempre a deixa nervosa com seu jeito arrogante e autoritário.
Dividida entre viver uma vida trivial ao lado dos novos colegas de escola ou se envolver num mundo cheio de segredos, jogos de poder, sedução e protocolos da Realeza, Sasha ainda precisará encontrar uma forma de levar Helena para a Rússia e se manter a salvo dos mitológicos que rondam a Fortaleza.
A única esperança são as pesquisas do seu pai, um biólogo que estuda uma forma de extinguir de vez essas criaturas. Para isso ele conta com a ajuda de Blake, um prodígio adolescente, que balançará o coração de Sasha. Mas a jovem talvez já esteja envolvida demais com a obscuridade de Mestre Mikhail...
Anos depois, vivendo num mundo de relativa paz entre humanos e vampiros, Aleksandra Baker, uma garota de 17 anos, se ressente por não ter a mesma liberdade que os jovens do passado. Agora, além de viver sob o jugo dos vampiros, Sasha, como é chamada por todos, está apavorada com uma nova ameaça, a invasão de predadores letais: os mitológicos!  Em 2013, diante dos terríveis ataques de centauros e minotauros, a família Baker não vê outra saída a não ser se mudar para a Rússia e morar entre os muros do único lugar onde é possível viver livre dos seus ataques: a impenetrável Fortaleza Negra, reduto da Realeza Vampírica.  Mas a ideia de se mudar para a Fortaleza não agrada Sasha. Ela não gosta de vampiros e para o seu desespero, Helena, sua melhor amiga, vai ficar para trás, correndo perigo constante. O que a adolescente ruiva não esperava era que os Mestres da Realeza Vampírica fossem tão fascinantes. Principalmente Mestre Mikhail, que parece ter uma implicância gratuita com a garota e sempre a deixa nervosa com seu jeito arrogante e autoritário.  Dividida entre viver uma vida trivial ao lado dos novos colegas de escola ou se envolver num mundo cheio de segredos, jogos de poder, sedução e protocolos da Realeza, Sasha ainda precisará encontrar uma forma de levar Helena para a Rússia e se manter a salvo dos mitológicos que rondam a Fortaleza.  A única esperança são as pesquisas do seu pai, um biólogo que estuda uma forma de extinguir de vez essas criaturas. Para isso ele conta com a ajuda de Blake, um prodígio adolescente, que balançará o coração de Sasha. Mas a jovem talvez já esteja envolvida demais com a obscuridade de Mestre Mikhail... 

Comentários:
Quando eu vi esse livro na newsletter que recebi da Editora Jangada fiquei muito curiosa. É de vampiros. É de seres místicos. Tudo que eu não gosto né gente? rs Ai falei com a Gi e fui buscar. E para a minha surpresa ela já começou: “Você vai amar esse livro. Fui no evento e a Nica, Drafts da Nica, estava mega empolgada. O evento foi muito bom!”. E eu: Oooook preciso ler.

Relutei por duas semanas dois motivos. Primeiro: estava na metade de um livro para um evento que teria que mediar e ainda faltava o outro. Segundo: tenho muito medo de literatura nacional. Eu me surpreendo com vários autores novatos que são excelentes, como no caso da Kel Costa, mas as vezes pego cada coisa... que melhor nem comentar.
Não vou começar a resenha falando da história, mesmo por que a sinopse diz muita coisa. Vou começar falando no cuidado que a editora teve com o livro. Além da diagramação que ficou muito legal, eles fizeram um encarte com um pouco da história e desenhos que representam alguns dos personagens. E claro, marcadores e bottons. Da uma olhada no vídeo que fiz no Instagram.
Fortaleza Negra engendrou um filme em minha cabeça. Vi personagens, vi os cenários, vi a história perpetuar na minha mente até hoje. Se passou uma semana e dois livros. Mesmo assim ele continua vivo na minha memória.
A personagem principal, uma adolescente nada convencional chamada Aleksandra Baker e sua família são convidados a adentrarem ao muro da Fortaleza. Isso por que seu pai descobriu como eliminar os terríveis centauros e minotauros. E com isso ela acabou conhecendo Mikhail, o Mestre Mikhail.
Ai gente eu não me canso de ler sobre envolvimento de humana com vampiro, sério. Eu gosto e leio sempre. Já li vários. Já amei vários. Amo ainda muitos. E o Mikhail entrou para top 10 da minha listinha rsrs
As cenas dele com a Aleksandra... ô aqui em casa viu.... são de me matar. A raiva que eu fiquei da Kel por me deixar um ano pra saber a continuação... mas deixa ela na Bienal... deixa ela... hehe
Uma narrativa envolvente, clara, ágil, com romance, sexo, amor, guerra, aventura, amizade e acima de tudo uma distopia fantástica. Seria o máximo que os nossos governantes saíssem e no lugar deles entrassem os Mestres. Muita coisa mudaria.
Eu vejo nesse livro uma mistura de True Blood, onde os vamps estão no meio de nós abertamente, com Crepúsculo, onde os vamps tem poderes (não todos... só os Mestres), com Drácula de Bram Stoker e Lestad de Anne Rice, onde eles são envolvente, tenebrosos, sanguinários. É muita fonte para beber não é? Achei o máximo!!!
Mikhail me lembra um pouco o Ariel de Alma e Sangue, da Nazarethe Fonseca. Envolvente, forte, delicinha... olha desde que conheci o Angel, do seriado “Buff, a Caça Vampiros”, eu me delicio com esse personagem “o vampiro” cada vez mais. Pode ser em romance água com açúcar, pode ser como  empalador, não importa essa temática para mim nunca morre.
O diferencial aqui são os inimigos dos Mestres vampiros. Os Mitológicos. Centauros e Minotauros. Que saem a luz do dia e adoram carne humana. A população vive em alerta constante, porque a única coisa que consegue matar um Mitológico é um Mestre. Até que Johnathan Baker cria com sua pesquisa uma arma capaz de dizimar o sangue de um minotauro e com tenta criar uma arma para eliminar essa raça da face da Terra.
E claro que sempre temos um triangulo amoroso não é mesmo? Entra na história um menino muito gato que se apaixona pela Sasha e ela sente algo por ele. Blake era um órfão emancipado e muito inteligente. Trabalhava com o pai de Sasha criando a arma para o soro que estava sendo criado. Ele se encanta por ela, ela por ele... e no meio da estrada havia um vampiro e quem vai ganhar? Eu voto pelo vampiro, sempre kkkk
Mikhail é detestável, arrogante, prepotente, tirano, um doce, tem pegada, e totalmente pegavel diga-se de passagem. E esse romance não poderia dar certo não é? É... eu morro em vários episódios, eu já disse que te odeio Kel Costa? Eu li esse livro em 3 dias por um único motivo EU NÃO QUERIA QUE ELE ACABASSE. Simples assim. Queria prolongar minha estadia na Fortaleza Negra, dentro da Torre, dos muros que traziam a história para minha cabeça.
Mas... contudo... todavia... no entanto... era necessário acabar, mesmo porque eu precisava saber o que tinha acontecido não é? Quase meu livro foi parar longe de tanta raiva do Mikhail. Não vou entrar em detalhes dos outros Mestres porque acho muito válido que você querido leitor do Memories vá até a loja mais próxima ou na Bienal, já que a Kel estará lá, e compre o livro e deguste o horror, o choque, a vida, a morte, as surpresas que Klaus, Nikkolai, Mikhail, Nadia e Vladmir vão trazer aos pobres humanos.
Só digo uma coisa: poderia muito bem virar filme saporra só pra eu poder escolher o Craig Parker que fez Haldir em Senhor dos Anéis. Gente é a cara do Mikhail na minha cabeça rsrs



Bom é isso, espero que eu tenha deixado vocês com muita, muita vontade de ler. Porque eu estou aqui me coçando para a continuação. 


0 comentários: