[Resenha] Entre o amor e o silêncio

08:30 Milena Cherubim 0 Commentários


Hi Angels!
Fui no stand na Novo Século na Bienal de São Paulo e briguei com o Bruno que não estava recebendo as news, não recebia mais e-mails, nem livros hehe sou chata mesmo =P. Ai conversei com a nova assessora deles, a Fernanda da KB Comunicação que estava distribuindo para alguns parceiros o livro da Babi A. Sette, Entre o amor e o silêncio, e lá fui eu levar ele para ler.
Confesso que fiquei apreensiva. Não sou muito chegada a romance e, quando me falaram que era chick-lit ai piorou. É gente já falei que sou mega preconceituosa? Pois é. Estou mudando minha opinião. Aos poucos rsrs Meus gêneros literários são fantasia, policial, infanto, biografia, históricos... só que os livros que estão chegando a mim são bons. Sorte!
O livro é o primeiro publicado pela autora, com mais de 500 páginas fala da história de Francesca Wiggs uma escritora, atriz e uma menina super fofa, me identifiquei com ela em vários aspectos. A coitadinha estava namorando com o diretor de teatro o Vince. Ele ia pedi-la em casamento.
Mas Vince era meio, como posso dizer, canalha. Francie foi fazer uma surpresa um dia mais cedo no teatro e viu a mais grotesca cena que uma mulher poderia ver. Seu companheiro a traindo. Descaradamente. Do contrário a minha pessoa que iria fazer um puta escândalo, Francie apenas subiu para a cabine de som e de lá foi conduzindo a cena.

– Que merda de cena! – gritou e a voz ecoou por todo o teatro. – Nããão! Não parem... vamos repetir. Diretor, que decepção, a sua atuação estava uma bosta! Não, não sai de cima dela. Sabe o que quero que vocês mostrem? Entrega, verdade e não uma “trepadinha frígida”. Você? Diana, né? abre mais as pernas, querida, e geme mais alto. Quando a você, Vince! Se enterra nela com vontade, parecia um colegial brocha e inexperiente. (...) (pág. 31)

Tem muito mais, mas perderia a graça se colocasse tudo aqui. E após essa decepção, Francesca resolveu fazer trabalho voluntário para ocupar seu tempo. Iria ler para pacientes em coma no hospital.
Eu disse que Francesca era uma escritora não é mesmo? Pois é. Seu pai a abandonou muito novinha, ele era formado em jornalismo e fora para Nova York em busca de um emprego bom. Como eles engravidaram cedo demais, a ‘família’ seria um problema para fazer uma carreira então simplesmente ele foi e nunca mais voltou. Com isso sua avó materna inventava histórias e desse momento em diante uma garotinha continuaria a inventar mais e mais linhas sobre assuntos que ela entendia tão bem.
O único paciente para quem Francie leria é Mitchell Petrucci um executivo financeiro. Grosso, estúpido, egoísta e muito mulherengo. Parece alguém familiar? Eu não sou de ler livros hot, não acho graça. Vou repetir sou preconceituosa kkkk Mas esse livro não é hot, tem cenas quentes como todo livro de romance, mas tem muito mais além...
Eu falei pra Dani sobre ele e o comentário foi “nossa parece aquele filme com a Sandra Bullock que ela se apaixona pelo cara em coma!”, pois é. É a única coisa em comum.
Francie passa três meses lendo para o Mitchell, lendo o seu livro. O paciente escutava em primeira mão a história. E nesses três meses ela viu que a família e amigos não vinham visitá-lo. Isso a chateou e muito. De 2 horas propostas passou a ficar o dia inteiro. De segunda a segunda.
Sua psicóloga achava que não era muito bom para ela isso, mas a garota era irredutível. Continuou até que os advogados entraram com o pedido de eutanásia. Mitchell era a favor, não gostaria de vegetar. Essa foi a gota que faltava para Francie desabar. Ela estava irrevogavelmente apaixonada por Mitchell Petrucci um cara em coma que nem sabia que ela existia.
O que ela podia fazer? Seus amigos sugeriram que ela fosse para a casa de sua mãe em Rutland, Vermont. E ela foi. Ficou incomunicável. Quando voltou após 40 dias recebeu um recado da enfermeira falando que um milagre havia acontecido. Ele acordara.
Pode imaginar a felicidade dela não é mesmo. Francie correu para o hospital e foi de encontro com seu amor. Mas o infeliz não a reconheceu, claro ele estava dormindo, e pior foi hiper mega grosso com ela. E lá se vai mais uma decepção para a garota.
A vida não é fácil não é mesmo? Muita coisa aconteceu na vida de Francesca. Seu ex não saia do seu pé, seus amigos queriam que ela fosse viajar, sair com eles, fazer algo da vida. Por um acaso do destino seu pai a encontrou. Essa foi a parte boa!!!
Esse drama de Francesca eu sinto na pele. Não conheci meu pai. Ele decidiu que não me queria desde a concepção. Ele pediu para minha mãe interromper a gravidez e com isso eles ficariam juntos. Contudo mamãe não aceitou a proposta. E cá estou após 34 anos. Tentei assim como Francie procurá-lo. Mas ele não quis saber de mim. Assim como Antonio, o pai dela. Essa parte do livro me doeu como doeu na personagem. A única coisa que nos diferencia é que ela falou com ele, o viu, sabia quem ele era. Eu só vi uma foto e nada mais. E essa aparição do pai trouxe uma coisa boa para Francesca. Sua avó paterna que nunca a deixou por completo tinha falecido e seu desejo era que Francie ficasse com sua casa em Taormina, Sicilia. E isso aconteceu. O lugar lindo... senhor queria eu passar alguns meses ou mesmo pra sempre lá hehe
O turbilhão de acontecimentos com Francesca Wiggs foi fenomenal, a autora conseguiu me deixar mega irritada com Mitchell, com Vince e com Francesca também. Ela não era uma menina ingênua, fraca, nem nada do gênero. Era decidida, mas muito sentimental. Sou um pouco parecida com ela e em vários momentos me vi lá naquelas cenas.
Essa é a parte bacana dos livros. Eles nos transportam para longe, para locais que não fomos e que não conhecemos e nos faz querer mais, pedir mais e saber mais. Babi adorei a história me deixou extasiada. Sério! Só que temos um problema. Não eram necessárias 500 páginas para essa história.
Em muitos momentos vi a necessidade de uma boa preparação no texto. Muitas sentenças que me irritaram, como por exemplo, a parte que ela tremia por estar com seu até então diretor da escola do teatro, Vince. Ela estaria em ebulição pelo momento, pela cena que ele travava com ele. Não é necessário colocar que sua roupa tremia, seu cabelo tremia, sua mão tremia, seu corpo tremia, ok... eu entendi que ela estava nervosa e que a reação de seu corpo a traía. Algumas cenas eram repetidas em parágrafos abaixo. Acredito que faltou um profissional para fazer essa limpeza, como falamos.
Fora isso a história foi muito divertida, instrutiva, me tocou bastante e me mostrou que mesmo com tanta dificuldade e adversidade é possível amar e ser amada. Ser feliz e plena. Obrigada Babi, Novo Século e Fernanda pela oportunidade de conhecer a história de Francesca Wiggs.

SERVIÇO:

Título Original: Entre o amor e o silêncio
Autor: Babi A. Sette
Tradutor:
ISBN: 978-85-428-0234-4
Gênero: Literatura brasileira 
Páginas: 528
Nota: 3/5
Estante: Skoob




0 comentários: