[Resenha] Maus

13:49 Milena Cherubim 0 Commentários

Hi Angels! 
Esse é o segundo livro de quadrinhos que li. O primeiro foi O fantasmade Anya e como ele me apaixonei e muito. Maus ou como eu, tosca, disse em uma loja de quadrinhos “Miau”, é eu sei... vergonha... é um livro que narra o holocausto. Como sabem sou vidrada nesse assunto. Não  sei explicar o por quê, mas sempre me que vejo algo falando pego para ler e fico como todas as vezes chocada com os relatos.

“Ah vá Milena, você sabe a história de traz pra frente!”, sim eu sei, mas ler e ver pelos olhos de quem esteve lá é muito mais chocante do que ler nos nossos livros de história escolar. E isso me fascina.


Esse livro peguei emprestado por isso assim que der comprá-lo-ei o. falei bonito  agora não é? Bom vamos ao que interessa: a história de Maus. Como já foi relatado Art é o filho de Vladek e é ele próprio que vai a busca da história que quer contar. Sua mãe se suicidou e seu pai já está velho e ranzinza. Vladek me lembrou muito meu tio Nico, na verdade ele era tio da minha avó e sempre que ele vinha pra casa ficava me contando histórias da Guerra. Vovó ficava louca com ele, pois toda vez que ele aparecia eu pedia mais e mais. Ela falava que era impróprio para uma mocinha saber disso, pois muitas pessoas morreram e não era legal.
Ainda não sei se ela falava isso por meu avô ter ido a guerra e voltado bem, pois só ele sabia o que aconteceu lá, nunca ouvi falando sobre isso e se falou eu era muito nova para me recordar. Ele faleceu quando eu tinha apenas 6 anos, enquanto o tio Nico eu já tinha uns 9 pra 10 anos. Tinha até decorado as histórias, hoje não me lembro mais... e Vladek me lembrou muito ele.
Art além de escritor é desenhista e todo o livro é feito por ele. Lá vemos como a história foi criada, ele retratou os judeus como ratos, pois maus em alemão quer dizer ratos. Nos desenhos temos cachorro, porcos e sapos também. O bacana é que Art narra à história como se estivesse acontecendo agora em uma conversa com seu pai.


Ele não esconde nada as brigas, o desafeto, o rancor que ele sente por seu pai viver e sua mãe ter morrido. A ida dele ao psicólogo, as conversas com sua esposa. O drama que seu pai faz da nova esposa. O dinheiro que guarda e não gasta nada. Como ele viveu em campos de concentração qualquer coisa era pra auxiliar a ele viver.
Vladek pegou tifo, ficou sem sua esposa, seu primeiro filho morreu, seus pais morreram, seus sogros morreram e sua esposa só não morreu no campo de concentração porque ele implorou muito a ela que sobrevivesse.


Os desenhos são impecáveis e a leveza que ficou a história narrada por Vladek não me fez contrair os músculos do rosto como com outros livros que li a respeito. Ele ia contando sobre o gás, o forno, a vala. Como conseguiu sobreviver. O que teve que fazer para comer. Como burlar o sistema.
Uma leitura que fiz em dois dias e recomendo muito a qualquer idade. As cenas não são fortes. Claro que tem em vez de humanos desenhados foram usados animais e acredito que foi esse toque de leveza que a história merecia.

SERVIÇO:

Título Original: Maus
Autor: Art Spiegelman
Tradutor: Antonio de Macedo Soares
ISBN: 978-85-359-0628-8
Gênero: História em quadrinhos
Páginas: 296
Nota: 5/5
Estante: Skoob






0 comentários: