[Coluna] Os 5+

10:00 Milena Cherubim 1 Commentários

Hi Angels!

Hoje é dia de mais um "Os 5+", que consiste em vocês conhecerem o cinco livros mais mais de algum amigo meu. Pode parecer marmelada, nepotismo ou sei lá o que, mas eu conheço muitas pessoas e com gostos diferente e acho mais que justo trazer dicas de livros bons e o motivo que a pessoa escolheu eles. 

Bem, hoje a personalidade escolhida é meu querido amigo Thiago Oliveira. O conheci na Livraria Cultura por causa da minha prima. Ele é uma pessoa que me faz muito bem. E já posso adiantar que vem novidades por aqui! Portanto fiquem de olho. Esses são os livros que o Thi escolheu! Vamos conhecer?

Carta a D. - História de um amor, André Gorz: Porque se uma história de amor fictícia já consegue me tocar tanto, imagine uma real. "Carta a D." é o último livro do filósofo francês André Gorz, escrito para homenagear sua esposa, Dorine, com quem partilhou a vida por quase sessenta anos. O casal cometeu suicídio em 22 de setembro de 2007 e os corpos foram encontrados um ao lado do outro em sua casa. Em um tempo tão carente de valores humanos, essa história tão real nos faz pensar no amor como algo palatável e tangível. O livro mostra desde o momento em que se conheceram até os últimos dias da vida do casal, que lutava contra a doença de Dorine. Sensível ao extremo, leitura obrigatória.

Como Eu Era Antes de Você, Jojo Moyes: Antes de mais nada é preciso dizer que esse não é um romance como os outros. Nós temos dois protagonistas carismáticos sim e uma bela história de amor, mas, acima de tudo, um enredo que fala sobre o amor para com o outro ser humano, o amor que te faz querer viver várias vidas e mudar uma história imutável. Uma história delicada que me tocou absurda e profundamente, a ponto de me deixar chorando por duas horas após o término do livro. Jojo Moyes vai além dos estereótipos da menina com dificuldades que se vê ligada ao homem mal-humorado. Lou e Will não só se conhecem e se apaixonam, mas tentam, de alguma forma, sobreviver ao mundo. Aprendem juntos, salvam um ao outro de uma forma que mudam suas vidas para sempre. O meu romance favorito.

A Saga Crepúsculo, Stephenie Meyer: Talvez o livro mais “polêmico” da minha lista. Muitas, mas muitas pessoas criticaram a saga. Eu, particularmente, adoro. É, sem dúvidas, uma das minhas sagas favoritas. Daí você vai dizer: “mas vampiro que brilha?” e eu vou te dizer: “E daí?”. É uma história de amor sim, o mocinho é perfeito sim e a mocinha, muitas vezes, é chata sim. Mas eu adoro essa nova “mitologia” que a Stephenie criou. Foi, no mínimo, corajosa. E pra ajudar tem os filmes que também são uma graça e tem como protagonista o lindo Robert Pattinson. Mais amor, impossível!

Trilogia Jogos Vorazes, Suzanne Colins: Confesso que AMO infantojuvenis! AMO! Trabalhar no setor em duas livrarias só fez com que eu me apaixonasse ainda mais pelo segmento. Quando “Jogos Vorazes”, o filme foi lançado em 2012, fui atraído pela interpretação da Jennifer Lawrence. Que baita atriz, não? Mas a história me cativou de tal maneira que comprei e devorei a trilogia em apenas quatro dias! A primeira das distopias é, em absoluto, uma das melhores. Personagens e trama bem construídos, é daqueles livros que te impedem de parar de ler, tamanha a angústia em saber o que vem depois. Um jogo político inteligente, com personagens quase reais, como eu e você.

A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista, Jennifer E. Smith: E vocês vão pensar: “Lá vem o Thiago com mais um romance água com açúcar!”. Mas tenho em minha defesa que de “água com açúcar” essa história não tem nada. É a fofura em formato de livro? Sim, é. Mas aqui temos dois protagonistas que não carregam apenas suas bagagens físicas, mas as emocionais. Após perder o voo para Londres, que a levaria direto para o casamento do pai com outra mulher, Hadley acaba conhecendo Oliver. Num golpe de sorte, ele ocupa ao assento ao lado de seu novo voo e ambos cruzam o atlântico discutindo sobre Dickens, literatura, sentimentos e situações familiares não resolvidas. O título entrega muita coisa, mas não se deixe enganar pela ideia de uma história boba e sem emoções. Repleta de delicadeza e muito conteúdo, a história de Hadley e Oliver se passa em 24 horas, mostrando que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia.

 
Observação importante: Para não fugir dos moldes da coluna deixei “Por Lugares Incríveis” e “O Lado Bom da Vida” de fora. E sofri por isso! :( Mas como a Milena é uma fofa, me deixou colocar essa nota de rodapé para que eu recomendasse a leitura, pois fazem parte dos livros que mais modificaram a minha vida.
 Paulista, libriano, viciado em séries de TV, filmes e livros, eterno livreiro, graduado em moda e futuro Relações Públicas.




Essas foram as indicações do Thi, eu confesso que só li Crepúsculo e Jogos Vorazes hihi e ADORO Crepúsculo também, estamos juntos Thi!!!! Jogos Vorazes eu curti só o segundo livro, Em Chamas, massssss gosto é gosto né gente! 



Um comentário:

  1. Oi Thi, Mi! Desta lista só li mesmo Crepúsculo, e apesar de ter gostado da saga, ainda sim não seria a minha preferida.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir