[Coluna] Os 5+ #WilsonBrancaglioni
Hi Angels!
Eu pedi para o Wilson, da Estante do Wilson, responder quais foram os cinco livros mais importantes para ele. Querem saber a resposta? Mas antes vamos conhecer um pouco esse leitor que conheci no Blogs de Letras.
Paulista, formado em Letras, mas é Bancário como profissão. A leitura é uma terapia que frequenta diariamente.
No Caminho dos Sonhos – Moacyr Scliar
Este livro é um marco na minha vida. Quando eu li eu era um adolescente revoltado e um pouco idealista e o livro caiu como uma luva na minha mão, pois ele retrata um jovem idealista um pouco revoltado com a vida. Querendo romper com a família e viver a vida como se fosse a coisa mais simples do mundo. Romper com o mundo. Li esse livro em 1989 e nunca mais li. Tenho receio de ler novamente e perceber que fui muito radical.
Otelo – Willian Shakespeare
Esse livro é um clássico que gosto muito, afinal, a Desdêmona é uma personagem feminina que gosto muito. A história que gira em torno de traição e inveja e revela o lado mais obscuro do ser humano. Quando li essa obra estava no início da adolescência e fazia todo sentido naquele momento uma história como essa, afinal, tinha as minhas paixões de adolescente.
O Mundo de Sofia – Jostein Gaarder
Conheci essa obra na faculdade e me arrependi de não ter conhecido antes. Fiz um passeio de forma simples e divertido pela história da filosofia. Uma verdadeira aula. Foi prazeroso demais.
Lucíola – José de Alencar
A história de Lucíola é que me marcou. Uma família que precisava de dinheiro e sem nenhum meio de consegui-lo a não ser por vias não aceitas pela sociedade. Lucíola, na verdade Maria, busca por meio da prostituição o seu meio de sobrevivência. Quando encontra o seu verdadeiro amor busca de forma intensa vive-lo, no entanto, é acometida por uma doença que interrompe a possibilidade de uma vida diferente. Li na faculdade.
A Pedra Filosofal – JK Rowling
JK Rowling foi um divisor de águas para o tipo de literatura que eu estava acostumado a ler. Sempre preferi os clássicos, no entanto, quando peguei essa obra percebi que havia outros mundos a serem explorados. Essa obra li em meados do seu lançamento aqui no Brasil e não me arrependo, afinal, JK Rowling foi muito feliz na forma como escreveu essa obra e tenho que discordar da Ruth Rocha que disse que Harry Potter não é literatura. É literatura e da boa.
Uma curiosidade cada livro acima eu li apenas uma vez e não tive coragem de lê-los novamente. Não seu explicar o motivo. Talvez gostaria de permanecer com a sensação que os livros deixaram quando eu terminei de lê-los. Todas as escolhas desses livros foram aleatórias, no entanto, cada uma teve uma importância para o momento em que eu estava vivendo.
E ai pessoal, da lista do Wilson só li JK Rowling e vocês?
0 comentários: