[Coluna] Os 5+ #EduardoMarchiori

10:00 Milena Cherubim 1 Commentários


Hi Angels!

Hoje é o dia de um grande amigo, colega de profissão e amante da cultura nerd. Vamos conhecer um pouco mais dos escolhidos do Eduardo Marchiori?

 
Eduardo Marchiori é jornalista e leitor desde a mais tenra idade. É fã de histórias em quadrinhos e escreve sobre o tema para as revistas Mundo dos Super-Heróis e Mundo Nerd, além do blog O Pastel Nerd. Além disso, é responsável pelo blog Raio X, também voltado à cultura pop e pelo blog católico Construtores do Reino.
 


Os Últimos Dias de Krypton - Kevin J. Anderson - Já começamos com uma obra do mais icônico personagem das HQs, que deu origem ao termo super-herói e criou um gênero que é sucesso até hoje, encantando crianças e adultos. O curioso é que este é um livro sobre o Superman, mas sem o Superman. São mais de 400 páginas narrando fatos que se passaram antes do nascimento do herói e os acontecimentos que levaram à destruição de seu planeta natal, Krypton. Dá pra imaginar que seria uma trama arrastada e desinteressante, mas é exatamente o contrário. Anderson desenvolveu um roteiro dinâmico e envolvente que, apesar de já sabermos o final da história, ainda assim, tem o frescor da novidade.

Diário de um Banana - Jeff Kinney - São nove livros (com o décimo a caminho), mais o Livro do Filme, mais a edição interativa Faça Você Mesmo. Um fenômeno editorial que já virou três filmes no cinema e conquista cada vez mais crianças e adolescentes (e adultos "crianções" também). O autor tem um texto leve e divertido, ricamente ilustrado, cujos desenhos funcionam como auxílio na história, mais do que apenas ilustrar. Apresenta uma série de situações do personagem título (Greg Heffley, um adolescente totalmente comum), sua família e amigos que gera identificação imediata com o leitor. Por isso, a leitura é tão apaixonante: o diário de Greg é o diário de cada um de nós.

Que Raio de Professora Sou eu? - Fanny Abramovich - A autora possui formação na área da educação e escreveu uma série de livros infanto-juvenis e também para formação de profissionais da área. Este foi o primeiro que li e apaixonei-me pelo estilo literário tão particular: o texto é todo "fragmentado", com frases de uma única palavra escritas em sequência,  que dá uma ideia de leitura em pausas. Além disso, as "invencionices" de vocábulos transformam a leitura numa experiência deliciosa. No começo, confesso que me incomodou um pouco, mas depois aprendi a apreciar o estilo graças ao texto envolvente que conta a história de uma professora em início de carreira. Virei fã da autora e logo procurei os outros livros de sua autoria.

Heidi - Johanna Spyri - Este é um caso daqueles em que o filme te faz procurar o livro. Na verdade, não o filme, mas um desenho animado exibido em capítulos, nos primórdios do SBT, com a história da garota órfã que vai viver com o avô nas montanhas suíças e muda até a personalidade do velho com sua inocência e ternura. Uma história atemporal, adorável, envolvente, emocionante, que faz chorar, rir, se apaixonar, que mostra que a vida vivida com simplicidade e pureza é muito mais feliz.

Sozinha no Mundo - Marcos Rey - Marcos Rey foi um dos autores mais importantes da literatura infanto-juvenil na década de 80-90. Escreveu roteiros para a Rede Globo e foi o mais prolífico autor da consagrada Série Vaga-Lume, da Editora Ática, com 15 livros nesta coleção. Sozinha no Mundo é aquele que me fez conhecê-lo e me apaixonar por seu estilo: uma garota órfã numa cidade grande procurando o tio e perseguida por uma assistente social que quer matá-la por algum motivo que ela não sabe qual é. A história é daquelas para ser lida num fôlego só - li o livro inteiro no mesmo dia! - que mistura drama, ação, suspense, humor... Só mesmo um grande autor para usar tantos temas diferentes numa mesma trama sem perder o fio condutor. Aventura nota 10!


Gente to passada! Não li nenhum desses livros, me encantei pela Heidi e Os últimos dias de Krypton, vou logo acrescentar na minha longa lista de livros para ler rs E ai? Quais vocês já leram?

Um comentário:

  1. Oi Mi, o Biel adora a série Diário de um Banana, você não imagina quantas vezes ele já releu estes livros. Aliás, já está me cobrando pelo livro novo...kkkkk
    Não li os livros citados, só mesmo os do Banana.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir