[Coluna] Os 5 + de #LailaRibeiro

10:00 Milena Cherubim 1 Commentários


Hi Angels!

Hoje tenho o prazer de trazer uma pessoa muito querida. A Laila Ribeiro, ou como eu a conheci Laila do Sobre Livros rs, é uma pessoa que conheci na Bienal do Rio de Janeiro em 2011 quando fomos em peso para o Rio. Noites mal dormidas, mal alimentadas, andanças o dia todo, praia em um dia frio kkk Vem conhecer um pouco mais sobre a Laila e ver quais as suas escolhas?





Laila Ribeiro é mestranda em Escrita Criativa e membro da equipe do site literário www.sobrelivros.com.br. Se quiser bater um papo sobre literatura, é só curtir a página do site no Facebook ou segui-la no Twitter/Instagram @ribeirolaila





Olá leitores! Minha amiga linda Milena me pediu para selecionar os 5 livros que mais gostei na vida, e olha... que tarefa difícil! São tantos livros que nos conquistam, seja pela sua qualidade literária, seja por ser a leitura certa no momento certo... Então pensei em selecionar os 5 primeiros livros phodásticos que eu lembrar, pois além de gostar deles, eles marcaram a minha memória de alguma forma. Vamos lá!

Laranja Mecânica: Eu adoro me propor desafios e esse foi um dos mais divertidos! Na apresentação do livro o editor desafia o leitor a ler sem consultar o glossário no fim do livro. O autor , Anthony Burgess, desenvolveu uma linguagem própria para seus personagens. Acompanhamos o adolescente Alex, que vive em um futuro próximo caracterizado pela violência extrema. Foi maravilhoso me esforçar para compreender o Nadsat – linguagem empregada em Laranja Mecânica – e perceber o amadurecimento da personagem.

Sob o céu do nunca: Essa distopia criada pela brasileira Veronica Rossi me arrebatou. Brilhantemente construído, com uma narrativa fluída e personagens verossímeis. No futuro, a humanidade sobrevive em um mundo devastado. Ária mora dentro de um complexo que fornece tudo que a sociedade precisa, todos tem pavor das toxinas que circulam do lado de fora desse complexo. E para não sentirem sufocados com tantas restrições, a humanidade desenvolveu um aparelho – o olho mágico – e um mundo virtual onde todos estão conectados 24 horas por dia – os Reinos. Parece um futuro plausível para os humanos, não?

Silo: ok, eu assumo, amo demais distopias. Mas não poderia deixar de fora o universo criado pelo Hugh Howey, né? Nele, os humanos vivem em um mundo pós-apocalíptico em que a vida fora de um prédio invertido foi erradicada. Chamo de prédio invertido porque os andares são subterrâneos, chegando a 140 níveis subterrâneos. A narrativa parte da curiosidade em compreender porque condenados a morte prestam um último serviço para a sociedade que os condenou. Silo nos provoca, nos propondo questões éticas, morais, políticas... E mais atordoante é ir compreendendo quão longe pode chegar as ações humanas, refletindo sobre quem realmente somos e do que somos capazes.

Irmandade da Adaga Negra: Tenho um ritual estranho para ler essa série. Gosto tanto dos personagens e do enredo, que só leio o próximo livro quando quero me presentear por ter feito algo bacana. O último que li - Amante Vingado - foi um presente por ter passado na seleção do mestrado, para vocês terem uma ideia... Nessa série, os vampiros são uma sociedade paralela aos humanos, que desconhecem sua existência. Os vampiros foram criados por uma deusa, a Virgem Escriba, que tem um irmão invejoso que criou os seres chamados redutores com o único objetivo de destruir a raça criada pela irmã. Assim, os vampiros precisaram desenvolver formas de se defender dos redutores, criando então a Irmandade da Adaga Negra, que são guerreiros violentos e treinados para defender a raça vampira. Mas esses guerreiros também tem coração, e é assim que vamos conhecendo todos eles. Cada livro vai focar no desenvolvimento da história de um guerreiro, mas a história geral vai avançando em cada livro (É necessário ler os livros na ordem de publicação). Vale ressaltar que tem cenas eróticas, mas elas são secundárias ao se ter em vista a história encorpada da série.

Academia de Vampiros: Eu perdi o aniversário de uma amiga ao começar a ler um dos livros da série e esquecer da vida. É sério! Comecei a ler a tarde, e quando percebi já eram três da manhã! A série acompanha a dampira – híbrido de vampiro com humano – Rose, que tem a missão de proteger sua melhor amiga vampira Lissa. O primeiro volume da série é mais lento, mas essencial para explicitar bem essa sociedade complexa desenvolvida por Richelle Mead. Mas a partir do segundo volume... Putz! A autora não fica enrolando a história, cada livro é mais intenso que o anterior. Chegamos ao sexto e último volume atordoados com uma história incrível, e a vontade é não abandonar Rose. Então é um presente a autora estar publicando a série spin-off Bloodlines.


Espero que tenham gostado das minhas indicações e adianto o pedido de desculpas, pois tenho certeza que assim que clicar em enviar esse texto para a Milena vou me lembrar de outro livro que deveria ter colocado na lista. Obrigada pelo convite e... Boa leitura!


E ai? Quais vocês leram? Eu li somente Academia de Vampiros e digo... um espetáculo!!! hehe


Um comentário:

  1. Uau!!
    Adorei as escolhas da Laila!!
    Eu amei Silo e Academia de Vampiros!!
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir