Michelle Falkoff – A playlist de Hayden

10:00 Daniele Vintecinco 2 Commentários


Para aqueles que me conhecem sabem que eu adoro um bom drama, um livro com um mote triste, algo que leve algumas pessoas a chorar, gosto desse estilo pois se o autor(a) for bom(a), o potencial para uma narrativa emocionante, com frases marcantes e uma escrita poética que pode te levar a enormes momentos de reflexão além de ainda presentear o leitor com uma narrativa tocante é enorme e foi buscando algumas dessas características que iniciei a leitura de A playlist de Hayden, e ao final posso dizer que infelizmente não foi isso que encontrei.

A sinopse me chamou a atenção, Hayden e Sam são melhores amigos, até o dia em que Hayden se mata e deixa para Sam um pendrive com uma playlist e um bilhete para o amigo ouvi-la que ele iria entender. Com isso a narrativa começa e ao decorrer da história descobrimos mais sobre esses amigos, o quanto eles eram solitários, os nerds excluídos, e exploramos tudo o que Hayden passava, o quanto seus pais o oprimiam, o quanto seu irmão o fazia sofre e humilhava, resumindo, Hayden tinha inúmeros problemas e todos eles culminaram ao seu ato de tirar a própria vida. Acompanhamos Sam em seu processo de luto e entendimento e em lidar com a culpa pela morte do amigo.

A estrutura do livro em si também traz um diferencial, a cada início de capítulo temos o nome de uma das musicas da playlist deixada por Hayden que irá ter um contexto na história. Assumo que eu conhecia bem poucas das músicas escolhidas, então basicamente a cada capítulo eu ia procurar a letra e ouvir a música.

Agora vou falar um pouco o quanto esse livro que tinha tudo pra me ganhar acabou me deixando frustrada em um domingo 6 da manhã rs.

Como comentei no início eu busquei esse livro na intenção de ler um drama, e nas primeiras páginas esse é o foco enquanto Sam tentava lidar com seu luto e sua culpa, porém mesmo nesse momento a narrativa da autora não me impressionou, havia poucas reflexões profundas e frases que me tocaram. Quando comecei a achar que a história iria se aprofundar ela mudou de rumo e acabou envolvendo certos mistérios, o primeiro era Sam começando a descobrir que seu melhor amigo tinha alguns segredos, o segundo é o que aconteceu em uma festa que acabou se tornando a última gota d´água em todo o drama de Hayden e o último é que alguns ataques estão acontecendo a pessoas que fizeram mal a Hayden e Sam não sabe quem poderia estar vingando seu melhor amigo.

Com essa onda de mistério (e alguns fatos um pouco obscuros) a narrativa ficou oscilando entre uma reflexão (não muito profunda) sobre a vida adolescente e o suicídio e as descobertas dos mistérios, e eu que achei que o foco do livro estaria em Hayden me vi surpresa quando grande parte da história estava voltada para Sam, por exemplo, terminei conhecendo muito mais da vida e dos dramas dele ao invés dos de Hayden.

Outro ponto que me deixou frustrada é que alguns pontos da narrativa ficaram um pouco inverossímeis para mim, por exemplo, um dos dramas de Hayden era que ele tinha uma grande dificuldade em escrever ou passar ideias para o papel devido a sua dislexia, e por isso era mal interpretado como preguiçoso ou desinteressado, porém em certo momento Hayden mantém um diálogo complexo por escrito com outro personagem, e na transcrição do livro não há um erro nesses diálogos.

E por fim o que mais me deixou triste com esse livro foi seu final, o que vou tentar explicar aqui sem dar nenhum spoiler, quando tudo é resolvido eu não me senti emocionada, tocada, ou que realmente houve uma grande reflexão, e pior ainda, senti que Sam terminou com uma falta de empatia por seu amigo que se matou, mas isso também está na voz da autora no livro, quero deixar claro que não apoio o ato do suicídio, mas em minha opinião se você decide escrever sobre esse assunto não pode ter um julgamento de valor e o que senti é que houve uma falta de sensibilidade da história em relação a isso.

Acordei em um domingo perto das seis da manhã um pouco desperta e decide terminar a leitura desse livro antes de voltar a dormir, mas o fim foi tão longe do que eu esperava que acabei ficando frustrada e não dormi mais rs.
Por fim o que posso dizer é se esse assunto te interessa leia o livro e sinta por você todos os aspectos que comentei, e que, para mim, a narrativa não me tocou.

Ps: o livro possui um site em que você pode ouvir todas as músicas citadas.


SERVIÇO:

Título Original: Playlist for the dead
Autor: Michelle Falkoff
Tradutor: Amanda Orlando
ISBN: 978-85-8163-704-4
Gênero: Ficção norte-americana 
Páginas: 286
Editora: Novo Conceito
Nota: 2,5/5
Estante: Skoob

2 comentários:

  1. Oi Dani, também me vi frustrada com este livro, senti falta de emoção.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dani.
    Recebi um livreto dessa história com os primeiros capítulos e depois quando recebi o livro todo até pensei em terminar de ler. Agora tenho as minhas dúvidas! hehehhee
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir