Amy Harmon – Beleza Perdida

10:00 Milena Cherubim 2 Commentários


Hi Angels!

Eu recebi em parceria com a Rosana, do Livrólogos, dois livros para ler. Memórias da Água e Beleza Perdida. Confesso que fiquei receosa com os dois livros, mas eles se apresentaram totalmente diferentes. Sabe aquele velho ditado “não julgue o livro pela capa”? Pois então... eu julgo e sou surpreendida positivamente.

E ainda neste lema de julgamento de capa, Beleza Perdida, faz uma releitura do clássico que sempre gostei, A Bela e a Fera. Agora você está ai pensando, o que tem de diferente este livro de tantos outros que tentaram e tentaram e tentaram contar a mesma história, só que com alguns elementos diferentes. Bem lhe digo uma coisa: Amy Harmon conseguiu que eu parasse de assistir séries no meu horário do almoço. Ela conseguiu me fazer chorar, rir, ficar muito irritada em apenas alguns capítulos durante essa hora de almoço.

Sou muito emotiva e esse livro mexeu muito comigo. E quando fui ler os agradecimentos eu desabei a chorar. O livro não é deprimente, ele é uma homenagem a pessoas da família da autora. Você saber que ela passou por algumas partes da história foi marcante.

Todo livro que lemos traz uma mensagem. Neste aqui onde conta-se a história de uma menina feinha que se apaixona pelo menino mais lindo e legal do colégio e tem um melhor amigo com uma deficiência, te faz pensar em como seus problemas são pequenos. Na verdade insignificantes.

A menina feinha chama-se Fern, uma homenagem a uma personagem do livro A teia de Charlotte, uma nerd ruiva que usava óculos e tinha aparelho nos dentes até o último ano do colegial. Essa menina era muito inteligente, lia muito, escrevia romances e ajudava seu primo Bailey que nasceu com uma doença chamada Distrofia Muscular de Duchenne.

Bailey tinha a morte como certa. Essa doença faz com que os músculos se atrofiem e o portador não anda, não movimenta braços e acaba falecendo, mas devido seu pai ser treinador de luta e o garoto adorava as lutas, mesmo não podendo lutar, fazia exercícios. Isso fortaleceu e já estava na margem dos 21 anos.

O terceiro personagem é o mocinho bonitinho, Ambrose Young. Um jovem lindo, inteligente, com uma voz magnífica, campeão de luta, muito amigo e companheiro e claro, grande amor de Fern desde os 8 anos de idade.

Esses três são os protagonistas desta história. Beleza Perdida traz os resquícios de guerra, onde jovens adultos se alistam para ajudar, lutar por uma causa e tentar retornar vivo para seu lar.

A riqueza de detalhes, o amor ao narrar os problemas vividos pelo Bailey, os problemas de uma garota esquecida e principalmente os problemas de um soldado voltando para casa após o maior pesadelo de sua vida. Como uma comunidade no interior da Pensilvânia sobreviveria ao terror e perder quatro filhos.

Um livro denso só que ao mesmo tempo muito simples que nos mostra que a beleza exterior não é nada comparada com a interior, você pode ser lindo por fora, porém moralmente um escroto. Isso é bom? Você aceitaria isso? Aceitaria ter uma pessoa linda ao seu lado, mas ser agredido diariamente? Aceitaria ter um deficiente sabendo que ele tem prazo de validade? Aceitaria uma menina que foi ignorada a vida inteira? Aceitaria um deformado? Aceitaria ser feliz?




  
SERVIÇO:

Título: Making Faces
Autor:  Amy Harmon
Tradutor: Monique D’Orazio
ISBN: 978-85-7686-374-8
Assunto: Ficção americana
Páginas: 336
Editora: Verus
Nota: 4/5

Estante: Skoob

2 comentários:

  1. Oi Mi, estou louca pra ler este livro, quero emprestado viu?
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mi.
    Estou doida para ler esse livro.
    Paguei super baratinho nele e agora só preciso de tempo...
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir