James Patterson e Michael Ledwidge – ZOO

10:00 Milena Cherubim 2 Commentários

Sabe aquele autor que você lê qualquer coisa que ele publica? Até rabiscos no saco de pão? Pois é, esse é meu caso com o James Patterson. Ele e sua maravilhosa equipe conseguem trazer a magia ao papel.
ZOO é aquele livro que você lê, entende e fica muito preocupada em saber se realmente o ecossistema pode ser alterado desta forma. O enredo deste livro é pavoroso. Pensar em animais atacando os seres humanos com uma ‘fome’ incontrolável é sinistro. Claro que temos animais ferozes, mas aqui eles se tornam insanos. Loucos por sangue.
Patterson e Ledwidge trazem um mundo onde animais de todas as espécies enlouquecem e atacam os seres humanos. Nosso protagonista da vez é um rapaz chamado Jackson Oz. Mas como ele mesmo prefere ser chamado, apenas de Oz, vamos manter o gosto né?
Oz é um biólogo da Universidade da Colúmbia. Só que ele não termina seu doutorado, portanto, ele não vale nada no mundo científico. Porém ele é o único que observa esta mudança de comportamento nos animais.
Oz resgatou um chimpanzé chamado Atilla de uma empresa de perfumes que o usava para testes. o macaco está com ele há 5 anos já. Este primata tem um papel muito importante na história. Ele enlouquece? Com certeza, ele não é imune. Mas o carinho e o amor que Jackson Oz verteu por este animal é essencial.
O livro se passa em alguns momentos:

Prólogo - Tudo começa no zoológico

Em outros tempos - se você se esforçasse bastante -, podeira lembrar um pouco a paisagem do Seregeti. Mas, nos dias atuais, com manutenção precária, verbas minguadas e poucos funcionários, parece ser apenas o que é: um cercado de concreto com terra socada, salpicado por grama falsa e árvores de plástico. (pág. 6)
Por que tudo tem que começar ali???? Gente esta cena foi extremamente sangrenta. Para quem não gosta de sangue, pare por aqui. Porque o que você mais vai ver neste livro é sangue, pedaços de carne humana e a esperteza dos animais.

Livro um - O Começo Do Fim

Oz, meu garoto, às vezes eu acho que esse nosso mundo não passa de um maldito zoológico. (pág. 17)
O avô de Oz dizia muito isso para ele, pois cada vez mais o mundo estava se modificando. Oz como biólogo, enxergou muito a frente e rabiscou uma ideia, o CAH. Conflitos entre Animais e Humanos. Esta nova pesquisa estava se mostrando cada vez mais urgente e ninguém dava créditos para ele.

Livro dois - África

- Isso não é nada bom. (pág. 63)
O que dá na cabeça de uma pessoa largar tudo pra trás e ir atrás de uma comprovação? Oz largou o Atilla, uma namorada futura médica que ele gostava bastante e foi para um continente ver o motivo dos leões estarem agindo como um bando. Isso mesmo, eu não escrevi errado. L-E-Õ-E-S, machos, aquele que apenas um é o alfa. O Rei da Floresta. Aqui eles estavam andando em bando, matando em bando e sucumbindo em bando. E onde andam as fêmeas?

Livro três - Lar, Doce Lar

Vocês se lembram do tsunami no oceano Índico? Sim, nós vivemos numa época interessante, em que guerras e desastres naturais se sucedem como uma chuva forte, mas logo ficam soterrados em camadas sobrepostas de lama nas nossas pobres memórias. (...) Eu estava no Iraque na época. Lembro que me juntei a outras pessoas em frente de uma TV pequena e barata na nossa base, para assistir às notícias. Fiquei chocado ao saber que, no Sri Lanka, um dia antes do impacto da primeira onda, os animais começaram a fugir para o interior. (...) (pág. 107)

Os animais possuem o olfato mais apurado e o senso de proteção mais aguçado. Por isso quando os animais começam a agir de maneira diferente é por que vem chumbo grosso por ai.

Livro Quatro - Os Nativos Estão Inquietos

- Estamos chamando este novo e adverso meio ambiente de Z-O-O - explicou Leahy - As letras significam alguma coisa, mas não consigo mais lembrar o quê. (pág. 156)
Esta catástrofe que o mudo está sofrendo é por um motivo. E se não nos reeducarmos não haverá mais a raça humana. Impossível? Não mesmo. Eu acredito que a tecnologia vem para nós evoluirmos, contudo é necessário ficar de olho no que realmente importa. O planeta que estamos deixando para as próximas gerações.

Este livro mostra como o ser humano pode ser destrutivo e muito egoísta. Se eu gostei? Muito, muito mesmo. Comecei a fazer um caderninho marcando todos os livros que eu estou lendo. Nestas anotações constam o nome do livro, o início da leitura, o término da leitura, a nota, os personagens principais e o personagem mais amorzinho que te cativou. As anotações ficaram assim:
                                                           livro: Zoo
                                                     início: 04/02/2016
                                                    término: 09/02/2016
                                                         nota: 5/5 <3
                                         personagens: Oz, Atilla, Chloe e Eli
                                                       love: Atilla e Eli

Quem são Chloe e Eli? Não posso falar é spoiler, portanto para saber vai precisar ler hehe sou má!!! O motivo do macaco ter me cativado foi um momento decisivo nos últimos capítulos, portanto também não vou falar. Porém deixo aqui um adendo.
Leia, existe matança de animais, existe carnificina humana, mas também existe amor, a busca pela sobrevivência e acho que também temos a verdade acima de tudo, o motivo das coisas acontecerem desta forma.
E uma frase épica de Oz sobre os políticos “Ei, isso não é novidade nenhuma, não é, senador? Eu sou um cidadão americano. Mandar a gente se foder é o que vocês sabem fazer de melhor”.
Acabo esta resenha com uma passagem hilária de Oz no covil dos cachorros “Era como adentrar o cu de Satã. A cada meio metro, eu precisava reprimir a ânsia de vômito.” tudo isso para que? Para descobrir a verdade que estava lá fora!
Curiosidade: Este livro possui uma série, ainda não assisti. Preferi ler primeiro para ver como seria e já posso esperar muito sangue pela frente. E uma coisa boa, pelo que vi no site do James Patterson, este livro é Ú-N-I-C-O!!!!! uhuhuhu todos comemoram!!!! Isso realmente é uma vitória!

SERVIÇO:
Título: ZOO
Autor:  James Patterson e Michael Leadwidge
Tradutor: Claudio Carina
ISBN: 978-85-8041-442-4
Assunto: Literatura ficção americana
Páginas: 288
Editora: Arqueiro
Nota: 5/5
Estante: Skoob

Sinopse: Algo está acontecendo na naturezaUma misteriosa doença começa a se espalhar pelo mundo. Inexplicavelmente, animais passam a caçar humanos e a matá-los de forma brutal. A princípio, parece ser algo que se dissemina apenas entre as criaturas selvagens, mas logo os bichos de estimação também mostram suas garras e as vítimas se multiplicam.A humanidade é presa fácilApavorado, o jovem biólogo Jackson Oz assiste a escalada dos acontecimentos. Ele já previu esse cenário alarmante há anos, mas sempre foi desacreditado por todos. Depois de quase morrer em uma implausível emboscada de leões em Botsuana, a gravidade da situação se mostra terrivelmente clara.O fim da civilização está próximo.Com a ajuda da ecologista Chloe Tousignant, Oz inicia uma corrida contra o tempo para alertar os principais líderes mundiais, sem saber se as autoridades acreditarão em um fenômeno tão surreal. Mas, acima de tudo, é necessário descobrir o que está causando todos esses ataques, pois eles se tornam cada vez mais ferozes e orquestrados.Em breve não restará nenhum esconderijo para os humanos...

2 comentários:

  1. Oi, Mi.
    Sempre que eu vejo uma resenha ou uma notícia sobre esse autor já lembro de você!! rs... Ainda não li nada dele, mas tenho alguns na estante e planejo ler em breve!! Não sei se vou encarar Zoo, mas vamos ver... Rs...
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva
    www.leitoracompulsiva.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber que é único, confesso que pensei ser uma série. Mesmo assim, não é um livro que eu tenha ficado empolgada, mesmo sendo fã do autor.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir