Yangsze Choo – A Noiva Fantasma

10:30 Milena Cherubim 1 Commentários


Comecei a ler esse livro por acaso. Estava eu pegando o livro Madrugadas de Desejo para o Clube do Livro, sim... não é meu estilo, mas como o Clube é para lermos diferentes estilos topei o desafio e quando fui abrir o e-book... já era, ele travou meu LEV. Ai, decidi que iria ler outro, pois eu estou trabalhando em São Bernardo e o tempo de transporte da minha casa para a Livraria é de mais ou menos 1h30h (isso se eu der sorte e o ônibus vir rápido) e depois via o problema do livro do Clube do Livro.

E procurando entre 987 livros me deparo com “A Noiva Fantasma” e penso “hummm acho que vai ser você!” e foi. Gente que livro! Eu não tinha lido nenhum livro da Darkside ainda e me surpreendi positivamente com a edição. Até o E-book é muito bem diagramado igualzinho aos físicos.

A Noiva Fantasma conta a história de Li Lan uma menina de 18 anos que foi prometida para um rapaz, porém como a família dela ficou pobre o acordo estava encerrado. Mas a matriarca dessa mesma família queria que ela apazigua-se o espírito errante de seu único filho que morreu misteriosamente. Ela se tornaria uma noiva fantasma. Dramático não é? Mas o que tem de divertido e interessante nisso?

Pois bem, esse enredo acontece em 1893 na cidade de Malaia. Uma província chinesa que foi colonizada pelos ingleses e muitos ainda se fincavam em sua cultura natal. Mas como seu pai estava à beira da falência e sua mãe havia morrido de varíola e seu pai ficou com sequelas. Li Lan apenas saiu com uma cicatriz atrás da orelha.

Como a história começa a ficar interessante? Quando ela é convidada a um jogo de majong onde a mãe do seu ‘noivo’ a queria conhecer, depois disso a vida dessa menina vira de cabeça pra baixo. Ela conhece um rapaz que julga ser um criado e começa a se apaixonar por ele. Algo estranho acontece, o filho da matriarca aparece em sonho e diz que sabe quem o matou. E para se afastar desse fantasma sua Amah a leva para uma médium que indica um chá para que ela durma sem sonhos. Porém, todavia, no entanto... ela acaba colocando mais erva do que deveria e sai de seu corpo.

Sim queridos leitores, agora ela começa a vagar pelo mundo dos mortos. Ai é que a vida de Li Lan começa a ficar muito, muito interessante. Ela conhece a Planície dos Mortos. Se depara com um ser diferente de tudo o que ela já viu. Faz amigas fantasmas. Vê seus antepassados. É traída. Se apaixona. Quase morre de verdade. E mais que isso é spoiler.

Contudo o que posso falar para você é: entre de cabeça nessa história, assim como eu. Veja um mundo diferente, com cultura diferente, com pessoas diferentes, mas com problemas iguais aos seus. A autora Yangsze Choo conseguiu me levar para os anos 1800 com uma facilidade e me fez tomar o lugar da Li Lan. Eu me via nos lugares por onde ela passava, com as roupas, a culinária e também com as frustrações que ela teve.

Muito obrigada Yangsze Choo pela deliciosa história que você me trouxe sobre o reino dos mortos e também dos séculos passados. O mais difícil para mim foi imaginar o gosto das comidas rs, mas juro que um dia vou experimentar cada uma e ver que saber tem!







SERVIÇO:

Título: The Ghost Bride
Autor:  Yangsze Choo
Tradutor: Leandro Durazzo
ISBN: 978-85-6663-627-7
Assunto: Ficção
Páginas: 360
Editora: Darkside
Nota: 5/5
Estante: Skoob

 Sinopse: Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.
A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.
Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente. Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea. 

Um comentário:

  1. Eu estava lendo essa resenha no meu email, hehehehe. Não resisti e vim aqui comentar.

    Adorei!!!!! Eu amei essa leitura deste livro. Li enquanto estava internada, hahahaha, parece loucura, mas não vou esquecer nunca.

    E sua resenha ficou maravilhosa!!!! Me deu até vontade de ler de novo



    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir