Marcelo Cezar – Tudo Tem um Porquê

10:00 Milena Cherubim 0 Commentários



Hi Angels!

Hoje a resenha é da Rose do Fábrica dos Convites, vamos ver? Este livro veio em parceria com a Editora Vida & Consciência.

***********************************************************************************

A história começa com a morte inesperada de Berenice. Uma moça que levava a vida de forma amarga e que enfrentava problemas em seu casamento.

Mas o enredo em si concentra-se mesmo ao redor de Elisa Brandão, uma socielite de uma tradicional família carioca. Rica e bonita, Elisa tinha tudo para viver uma vida feliz, mas não é.

Casou-se com um Humberto, um arquiteto que venceu através de seu próprio trabalho e mérito. Eles tem dois filhos, Guilherme e Gustavo, já adultos. Elisa não tem nenhum amor materno pelos filhos. Eles são apenas um meio para chegar a um fim. Neste caso, o fim seria Humberto.

Eles vivem um casamento de fachada e que foi feito em volta de muitos segredos. Segredos que só ficamos conhecendo no final do filme e que guiou e mudou a vida de muita gente.

Elisa não esconde a raiva que sente de Guilherme, o mais velho. Este nunca saberia o que seria amor de mãe senão fosse por Danusa, sua madrinha. Danusa é casada com Conrado, primo de Humberto. Os dois sabem e acompanharam de perto o desenrolar do amor  de Humberto, Elisa e Roberto. Mas nem mesmo eles poderiam imaginar a extensão dos fatos que anos depois descobririam através de um conjunto de cartas.

Estas cartas serão a força que faltava para que Humberto finalmente crie coragem e tome sua vida para si e enfrente as consequências de suas escolhas.

Você é responsável pelas coisas que acontecem na sua vida. Não pode culpar ninguém pela sua infelicidade.

Junto a isso, vamos conhecendo um pouco sobre Guilherme e Gustavo, dois irmãos que se amam e respeitam. Guilherme não consegue esquecer a ex-namorada Paula. Uma biscate sem vergonha que deseja apenas se dar bem casando com um homem rico. Infelizmente, Guilherme vai pagar caro ao ficar entre Paula e Elisa. Não que ele soubesse que estava no meio de alguma trama baixa e vil.

Gustavo por sua vez, apesar de não carregar a mesma raiva da mãe, que Guilherme carrega, ele também sofre nas mãos da megera. Felizmente ele vai se apaixonar por Toninha. Toninha vem a ser a irmã de Berenice (lembram dela?). Ela trabalha na loja de Elisa, e será uma peça muito importante na reta final da história, para encerrar um ciclo de poder e maldades.

O enredo ainda tem espaço para a história de Manuela, filha de Danusa e Conrado. Manuela é uma moça muito insegura, e apesar de todo o apoio que tem dos pais, vai precisar encontrar a si mesma se quiser ser feliz.

Tudo Tem um Porquê mostra ao leitor que a vida é curta e que precisamos dar valor a ela, e ao que realmente importa. Todos temos nossas oportunidades na vida, e a escolha de como vamos alcançar o que queremos cabe a cada um de nós. Mostra também como o sofrimento pode e deve ser usado como ensinamento para que não nos percamos nos caminhos da vida.

Gostei do livro e das reflexões que me foram apresentadas. Meu personagem favorito foi Danusa, com sua mente aberta e ágil. Ela e Guilherme fizeram uma cena lindíssima no final do livro. Uma cena que me emocionou muito. A capa na minha opinião não condiz com o enredo, mas pelo menos o leitor é brindado com duas belas e importantes reflexões.
   
Para quem nunca leu um livro espírita, seria uma leitura interessante.





SERVIÇO

Título:  Tudo tem um porquê
Autor:  Marcelo César
ISBN: 978-85-7722-497-2
Assunto: Romance espírita
Páginas: 416
Nota: 3/5
EstanteSkoob


Sinopse: "Berenice é uma mulher frustrada. Casada há cinco anos com Durval, percebe que seu casamento está naufragando. Durval já deu sinais de que vai pedir a separação e, mesmo se quisesse segurar o casamento com uma criança, por exemplo, Berenice não conseguiria, pois é estéril. Desiludida, vai pedir ajuda em um centro espírita e, orientada por uma atendente que também enfrenta problemas no casamento (Ondina), é convidada a permanecer firme no relacionamento e estimulada a não se separar. Berenice bem que tenta, mas chega um momento em que não suporta mais as idas do marido ao bar, todas as noites. Durval prefere beber com os amigos a ficar em casa, na companhia dela. Instigada por uma vizinha que gosta de Durval (Inês), Berenice, tomada pela impulsividade, numa noite vai tirar satisfações com o marido no bar. Nervosa, durante o bate-boca perde o equilíbrio, escorrega na calçada e morre. No astral, é convidada, como meio de acelerar seu processo de recuperação, a ser “mentora” de Ondina, a mulher do centro, por algum tempo. Ficando ao lado de Ondina e inspirando-lhe bons pensamentos, Berenice irá aprender a ter valor, resgatar a sua autoestima. Afinal, Ondina servirá de espelho para a moça, pois ambas têm um jeito muito parecido de enfrentar a vida." "O romance "Tudo tem um porquê" revela que, embora nada aconteça por acaso, todos nós fomos criados para o sucesso. Quando sofremos, é sinal de que nos desviamos do rumo adequado e nos perdemos nas ilusões. Contudo, logo recebemos ajuda da vida para mudarmos e retornarmos às coisas importantes almejadas por nossa alma, como a felicidade, que apenas é possível quando valorizamos a vida."

0 comentários: