Rick Riordan – As Provações de Apolo – O Oráculo Oculto

10:00 Milena Cherubim 2 Commentários




Tio Rick é foda! Depois dessa brilhante explanação vamos a programação normal rs: Hi Angels!

Como vocês estão? Essa semana que passou comecei a fazer um curso de Jornalismo Literário, uma das matérias que eu amava na faculdade e posso dizer que foi ótimo voltar para a rotina. Bem, mas onde quero chegar com isso? Caros leitores, estou aqui para dizer que finalmente li “As Provações de Apolo” do tio Rick Riordan. Como eu gosto dos livros dele.

São juvenis? Sim, são. São de heróis? Sim, são. Contam um pouco da mitologia? Claro, como sempre! E é por essas e outras que eu me perco nas linhas mitológicas dele.

Eu deveria estar lendo outros livros, mas como levei meu e-reader pois estava chovendo e eu não queria molhar o livro, ok poderia molhar o aparelho, mas em minha defesa eu deixei meu LEV bem protegidinho. Voltei para um livro que têm três histórias, Drácula, Frankenstein e O médico e o monstro, mas eu já tinha lido o último e peguei do Frank, só que eu não estava a vibe para ele, deixei e lado e fui caçar algo pra ler. Pronto! Achei uma leitura leve, divertida e bem o que eu estava precisando.

Apolo é filho de Zeus e Leto, tem uma irmã gêmea chamada Ártemis. Apolo é o deus da arqueria, de suas fechas saiam doenças que poderiam dizimar cidades, era também o deus da poesia, conseguia cantar e encantar com seus versos e claro, da medicina, cuidando com muito zelo dos humanos. Na verdade ele era bipolar rs Mas tudo bem.

Aqui neste livro, Riordan, traz um Apolo mais humano. Ele literalmente caiu do Olimpo e assim precisava sobreviver. Ele precisava achar Percy Jackson. Olha o Percy ai novamente <3 adoro histórias com ele e Annabeth. Porém desta vez, ele só aparece de secundário. A história é de Apolo e alguns semi-deuses que vão aparecendo pelo caminho.

Apolo cai em um beco sem poderes, sangrando como um humano e se depara com dois valentões. Claro que ele perde a luta, feio por sinal rs. Contudo ganha uma amiga. Só que não só uma amiga e sim uma semi-deusa. Ok, não só uma semi-deusa e sim a sua nova senhora. Apolo deverá ajudar um senhor, ou no caso senhora, até que caia nas graças de Zeus novamente. E a semi-deusa é a Meg. Uma menina estranha, mas que no fundo, no fundo, bem lá no fundo tem um bom coração.

Rick descreve Apolo como um ser magnânimo, um deus grego. É, acho que foi daí que saiu essa alcunha para pessoas lindas. Enfim, Apolo seria uma pessoa de beleza infinita, como Zeus quer dar uma lição no seu filho, ele dá a Apolo um corpo medonho, segundo o próprio Apolo rs. Um adolescente de 17 anos gorducho e espinhento chamado Lester Papadopoulos. Sim, a zueira de Zeus não tinha limites.

Apolo deveria passar por provações para provar a Zeus que ele merecia voltar ao Olimpo. Só que nada é fácil nessa vida.

Apolo teve dois amores, Dafne e Jacinto. Não, ele não era gay, nem bi, nem nada do gênero. O amor não tem sexo. Apolo acredita no amor livre, você se apaixona pela alma da pessoa e não pelo seu gênero. Por isso esses dois amores de Apolo foram os melhores e os piores.

Apolo é arrogante, prepotente, um menino mimado. E por essas e outras perdeu os seus grandes amores. Não que ele não tivesse alguns romances, ele tinha. Mas aqueles que perduram por mais tempo nos corações... ah, aqueles não se vão nem com a morte.

Como Apolo perdeu seus amores? Apolo se dizia melhor que Cupido, com isso o “anjinho” mostrou pra ele quem era o fodástico. Cravou uma flecha dourada em Apolo e uma de chumbo em Dafne. Apolo era todo amores, mas Dafne não amava o deus, ela o repudiava, até que não aguentando mais pediu ao seu pai para transformá-la em outra coisa. Ela virou um pé de louros. E Apolo criou a coroa de louros para jamais esquecer do seu amor por Dafne. Já Jacinto, eles estavam brincando de disparar discos e o Vento Oeste (Zéfiro) com raiva de Apolo pelas brincadeiras que o deus sempre faz, mandou o disco na testa de Jacinto e... mais um amor se foi.

O porquê de falar sobre isso é que Apolo em uma determinada situação canta todas as suas angústias, mazelas, abre seu coração da forma mais limpa e pura que existe. Sem medos, sem preconceitos e até o Zéfiro o perdoa. Sim, amigos é possível se redimir.  Mas ainda Apolo não voltou a ser um deus. Isso vai longe...

Apolo precisa realizar algumas tarefas, mas a principal é se manter vivo. E como fazer isso? Ir até o Acampamento Meio-Sangue. Quem vai embarcar nessa nova história do deus-sol?



Série: As Provações de Apolo
1. O Oráculo Oculto
2. Sem título definido
3. Sem título definido
4. Teremos mais?



SERVIÇO:
Título:  The Hidden Oracle
Autor:  Rick Riordan
Tradutor: Regiane Winarski
ISBN: 978-85-8057-929-1
Assunto:  Literatura juvenil
Páginas: 345
Editora: Intrínseca
Nota: 4/5
Estante: Skoob


Sinopse: Como você pune um deus imortal? Transformando-o em humano, claro! Depois de despertar a fúria de Zeus por causa da guerra com Gaia, Apolo é expulso do Olimpo e vai parar na Terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em um beco sujo de Nova York. Fraco e desorientado, ele agora é Lester Papadopoulos, um adolescente mortal com cabelo encaracolado, espinhas e sem abdome tanquinho. Sem seus poderes, a divindade de quatro mil anos terá que descobrir como sobreviver no mundo moderno e o que fazer para cair novamente nas graças de Zeus.
O problema é que isso não vai ser tão fácil. Apolo tem inimigos para todos os gostos: deuses, monstros e até mortais. Com a ajuda de Meg McCaffrey, uma semideusa sem-teto e maltrapilha, e Percy Jackson, ele chega ao Acampamento Meio-Sangue em busca de ajuda, mas acaba se deparando com ainda mais problemas. Vários semideuses estão desaparecidos e o Oráculo de Delfos, a fonte de profecias, está na mais completa escuridão.
Agora, o ex-deus terá que solucionar esses mistérios, recuperar o oráculo e, mais importante, voltar a ser o imortal belo e gracioso que todos amam.
O problema é que isso não vai ser tão fácil. Apolo tem inimigos para todos os gostos: deuses, monstros e até mortais. Com a ajuda de Meg McCaffrey, uma semideusa sem-teto e maltrapilha, e Percy Jackson, ele chega ao Acampamento Meio-Sangue em busca de ajuda, mas acaba se deparando com ainda mais problemas. Vários semideuses estão desaparecidos e o Oráculo de Delfos, a fonte de profecias, está na mais completa escuridão.  Agora, o ex-deus terá que solucionar esses mistérios, recuperar o oráculo e, mais importante, voltar a ser o imortal belo e gracioso que todos amam.

2 comentários:

  1. Oi, Mi.
    Eu adoro os livros do Rick Riordan e estou adorando essa nova série do Apollo!!
    Não vejo a hora de ler a continuação!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Camis... neste livro.... tio Rick foi muito legal rs Eu adorei o enredo. Beijos

      Excluir