Clube dos Mistérios – O Enigma das Estrelas

08:30 Milena Cherubim 2 Commentários

Título Original: Clube dos mistérios – O enigma das estrelas
Autor: F. T. Farah
Ilustrador: Samuel Casal
ISBN: 978-85-8130-174-7
Gênero: Ficção nacional – literatura juvenil
Páginas: 160
Editora: Geração Jovem
Nota: 4/5
Estante: Skoob
Onde comprar: Saraiva / Cultura / Submarino





Sinopse:Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho.No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre.Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos...


Comentários:
Hi Angels! Recebi esse livro da Geração para análise e gostei bastante. Aí você pensa “pronto lá vem agradinho só porque recebeu de parceria” na na ni na não. Aqui não tem isso. Mas posso dizer que F.T. Farah me ganhou na sua narrativa e Samuel Casal com suas ilustrações me divertiram muito.

Tá o que tem de tão diferente nesse livrinho sobre ET’s que já não foi dito? Caros leitores do blog. Veja bem. Tudo o que sabemos sobre ufologia são especulações não é mesmo? Eu realmente não acredito em abdução. Claro que em Arquivo X eu adorava pensar “será que a irmão do Mulder está mesmo com os aliens?” eu tinha só 10 anos quando assistia essa série e amava. 


Claro que já assisti muitos filmes sobre nossos amiguinhos do espaço. ET o Extraterrestre (ET telefone, minha casa), Coccoon (com alienígenas bonzinhos), Sinais com Mel Gibson onde muitos morreram e teve até gravação no Brasil!!! E essa passagem tem no livro também rsrs.


Muitos acreditam em deuses astronautas e aqui no livro eles falaram sobre isso. Falam de reptilianos, metade cobra metade humano. Tem muitas lendas, o que eu acho muito bacana.
Mas como o livro é voltado para crianças a partir de 12 anos Farah mostra a vida do adolescente, seus medos e frustrações. Imagina você morando em cidades razoavelmente grandes e ter que ir todo ano para o interior do interior de Minas Gerais. Onde muitos moradores falaram que viram luzes e discos voadores. Ah! A cidade não pega internet e muito menos o sina do celular quando você mais precisa dele.
Os adolescentes protagonistas da história são: Jonas, o mais velho e o mais chato deles, que mora em São Paulo. Vicentinho, o mais novo meio bobão, mora em Belo Horizonte. Alfredo, o único negro e mais sensato dos garotos, mora em São Carlos com seu pai, sua mãe faleceu em um acidente de carro. Carola, a menina que Jonas é apaixonado e ela escreve um diário contando seus dias, mora em Ribeirão Preto. Carmem, a menina chiclete super amiga de Carola e não desgruda dela um minuto, mora em Goiânia.
Seus pais se conheceram na cidadezinha Morro do Ferro cada um namorou, casou e saiu de lá, mas um mês do ano, julho, todos voltam e se reúnem para um churrasco e as crianças para passarem as férias juntas.
Mas como nada é perfeito... Alfredo queria ficar em São Carlos para tentar a sorte com uma menina do colégio, a Vitoria. Jonas queira o videogame. Carola queria beijar Jonas. Carmem queria ver a amiga. E o único que queria rever o grupo todo era Vicentinho.
E lá foram todos se reunir na casa de Bento o tio de Jonas. Ele era o único da cidade que não tinha visto os OVINI’s, eu disse ERA, pois uns dias antes ele estava voltando para sua fazenda e uma luz forte verde quase o cegara na estrada, o rádio tocando Raul Seixas. Para quem não conhece o grande poeta, Raul foi um dos primeiros a trazer o rock nacional para as paradas musicais do radio. Alguns dizem que suas músicas profetizavam que não vivíamos sozinhos aqui no mundo. Que sempre tínhamos a companhia de aliens.
Raul Seixas
O autor traz muitas referencias musicais como Sergio Reis, Raul Seixas, Rita Lee, Roberto Carlos e Zé Ramalho, uma coisa bacana para a nova geração conhecer um pouco da nossa história.
O mote do livro é extraterrestres. E com isso ele marca a vida desses adolescentes de tal forma que os acontecimentos vivenciados acarretarão mais aventuras tanto para as crianças quanto para os adultos. Por quê? Simples... Jonas foi o escolhido. O que fizeram com ele? Ah... você vai ter que ler para descobrir.

Gostei de uma coisa que o autor coloca nos créditos finais di livro. Ela série foi escrita há pelo menos 10 anos. E claro que antigamente não tínhamos internet, e-mail e muito menos celular para as crianças. Ele revisou para os tempos atuais, nada que mudasse muito a história, mas como eu sou muito chata com esse tipo de coisa queria muito ter primeira edição pra comparar rsrs Só que não tenho... Porém digo sem nenhum constrangimento que esse livro é uma série que vou acompanhar e que gostei muito!

2 comentários:

  1. O livro parece muito interessante! Todas as referências, além dos reptilianos e refs musicais. Gosto de livros de SciFi, adoro todo tipo de ets e tudo mais...
    Tirando "E.T.-telefone minha casa". Eu tenho trauma e crises de pânico com aquele troço! Com 32 anos nas costas eu ainda tenho medo do bicho!!! kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Bem legal a proposta do livro! Os infanto-juvenis de hoje estão cada dia melhores, os autores tem realmente se esforçado pra escrever historia interessantes pra cativar a atenção das crianças. Adoro ilustrações e as desse livro parecem estar lindos, estou curiosa pra ler!

    ResponderExcluir