[Resenha] Nos4a2

13:00 Milena Cherubim 0 Commentários


Hi Angels!
O que é isso minha gente????? Joe Hill me matou a cada página. Fiquei com vontade de jogar o livro na parece, confesso que fechei-o várias vezes. Não podia ler na rua, pois eu briguei com o livro várias vezes. Quem nunca???
Quando pedi esse livro para a Editora Arqueiro eu realmente pensei que seria sobre vampiros. Ah vá... Nosferatu né. Mas não. Aqui o ‘vampiro’ é mais metafórico do que o chupa sangue que conhecemos.
Uma viajem louca de Victoria McQueen e Charles Talent Manx. Esses dois são os protagonistas da história. Eles nos conduzem por pontes que ninguém mais vê. Por vias que dão na Terra do Natal. Aonde somente as crianças vão e são felizes para sempre.
Richmond Times-Dispatch logo no início do livro fala “Se você é um leitor impressionável, leia Nosferatu durante o dia. Esta obra explora as fronteiras entre o real e o fantástico e você não vai querer que ela vire realidade.” , pois é. Eu li quase sempre à noite rsrs Poucas vezes durante o dia no transporte, por causa do que já falei lá em cima eu brigo com o livro hehe #louca
Joe Hill nos provoca até o limite. Fiquei irritada, chateada, fula da vida, me sentindo a pior pessoa do mundo, mas ao mesmo tempo me senti acalentada, protegida e acima de tudo um personagem dessa loucura.
Victoria ganhou uma bicicleta quando era crianças e depois de adulta achou uma moto, a Triumph, e com elas passeava por vários locais. Principalmente quando tinha que recuperar algo perdido. Ela atravessava a Ponte do Atalho e saía onde deveria sair para achar o que precisava achar. Uma vez foi a pulseira da mãe, outra respostas, outra encrenca e outra seu filho Wayne.
Charles Talent Manx tinha um carro, seu Espectro, ou como ele gostava de chamá-lo Nos4a2. Brincando com a palavra Nosferatu, vampiro em alemão, para seu Rolls-Royce. Com ele Manx levava crianças para a Terra do Natal, onde é Natal o ano todo.
O livro está todo tagueado hehe, vou separar algumas aqui para vocês ficarem curiosos.
“Foi assim que aconteceu: eles tinham acabado de voltar do Lago e a Pirralha estava com um dos pés apoiado na cabeceira de sua cama pregando na parede, com fita durex marrom, um pôster do David Hasselhoff em A Super Máquina, jaqueta de couro preta, aquele sorriso que fazia as covinhas aparecerem, em pé de braços cruzados em frente ao seu carro inteligente K.I.T.T.. Foi quando ouviu um lamento vindo lá do quarto dos pais.” Pág. 20

“Lou a acompanhou até o interior da mercearia com o piso de tábua corrida. Em cima do balcão, ovos em conserva boiavam feito globos oculares bovinos dentro de um jarro de liquido amarelado.” Pág. 166

“ O legista que iniciara a inspeção de Charles Manx tinha coberto o cadáver com um lençol antes de sair.o morto era o único na sala de autopsia naquela noite e sua maca estava posicionada logo abaixo de uma placa com os dizeres HIC LOCUS EST UBI MORS GAUDET SUCCURRERE VITAE. Um dia Hicks pesquisaria a expressão na internet para descobrir que raios aquilo significava.” Pág. 224 (Este é o lugar onde a morte se alegra de trazer socorro da vida)

“Tabernáculo da Nova Fé. Deus Morreu Queimado. Só Sobraram Demônios.” Pág. 388
“Só que não era. Aquilo não era a perereca da mamãe, não era o canal do nascimento; a moto não era o seu pau simbólico nem uma metáfora para o ato sexual. Aquilo era uma ponte que percorria a distância entre o perdido e o achado, uma ponte além do possível.” Pág. 429

“O enfermeiro tinha a sua idade, uns olhos sonolentos cercados de olheiras e uma testa protuberante de homem de Cro-Magnon. Seu nome improvável, conforme informava o crachá era Bilbo. Ele tinha uma nave tatuada em um dos braços peludos a Serenity, do seriado Firefly.” Pág. 498

“– Por que será que eles não quebram? – perguntou Lou.
– São horcruxes – respondeu Vic.
Ele lhe lançou um olhar duro, preocupado.
– Tipo as do Harry Potter?” Pág. 560

Tem muito mais, só que perde a graça. Você PRECISA ler esse livro. Está nos meus TOP 10 de 2014. O legal é que esse livro é único. O autor faz menção ao “Estrada da Noite” que quero muito ler agora por causa desse livro e claro, O Pacto. Portanto Joe Hill você definitivamente entrou para minha “prateleira dos eleitos” (alusão à prateleira do professor Slugorn de Harry Potter). Quem mais estará nela????


SERVIÇO:

Título Original: Nos4a2
Autor: Joe Hill
Tradutor: Fernanda Abreu
Ilustrações: Gabriel Rodrigues
ISBN: 978-85-8041-297-0
Gênero: Ficção americana
Páginas: 624
Editora: Arqueiro
Nota: 5/5
Estante: Skoob



0 comentários: