[Resenha] Vermelho Como o Sangue

13:00 Milena Cherubim 0 Commentários


Hi Angels!
Fui convidada pela Novo Conceito para participar do hangout com a autora Salla Simukka no dia 25 de novembro, terça-feira. Foi bem bacana. Ela me deixou mais animada para ler o restante da série! Quero logo #COMOFAZ
Terminei de ler o livro na segunda-feira e vim escrever a resenha. Bom... eu estou ruminando o livro ainda. O ritmo é alucinante. Uma hora você está em contato com o mundo real, mas em questão de segundos já está nos pensamentos da personagem principal. Lumikki é uma garota de 17 anos que mora sozinha em uma cidade da Finlândia. Tampere é o cenário da história.
Lumikki tem um passado obscuro que vamos descobrindo aos poucos. O livro é narrado em terceira pessoa, sendo que possui um narrador onisciente. Há tempos não pego um livro assim. Simukka conseguiu despertar meu interesse já nas primeiras páginas.
O livro é curtinho, apenas 240 páginas. Está com uma diagramação muito bem feita. Li duas resenhas no Skoob apenas. 
Acredito que muitos levaram em duas vertentes. Primeiro uma releitura do conto de fadas da Branca de Neve. Erro. Segundo um livro policial. Erro novamente.
O livro trata da escuridão interior de uma menina, ou quase mulher, com seus medos, suas aflições, seu passado... em contrapartida uma rede de corrupção, drogas, prostituição que a personagem principal cai de paraquedas, tudo por que em seu “esconderijo” foi escondido dinheiro lavado. Sim, tem um pouco de policial, tem suspense, tem ação... tem muita coisa que eu AMO hehe
Intrigados? Pois é. A primeira cena onde tudo acontece é em uma sala escura, onde se revela fotos dentro do colégio de artes. Um dos alunos achou que ninguém ia lá e resolveu usar como lavadora de dinheiro. Pois as cédulas estavam manchadas de sangue.
As descrições de Salla me deixaram com muito frio imagina estar na rua a menos 20º???? SENHORRRRR eu com certeza morreria. As descrições fizeram um filme na minha cabeça. Achei muito divertido.

“As pessoas achavam que reconheceriam umas às outras a distância, com base nas roupas ou no cabelo. Superficialmente, podia ser verdade, mas Lumikki sabia que, na realidade, reconhecer outra pessoa era um processo muito mais complicado, influenciado por centenas e até milhares de fatores como altura, postura, jeito de andar, proporções de corpo e rosto, expressões e até microespressões que aparecem e somem num átimo que quase nunca é registrado conscientemente.” Pág. 36

“(...) Também havia uns poucos casais. Lumikki reconheceu a Bela Adormecida de pele um pouco enrugada e seu príncipe. Os dois pareciam precisar de um sono de beleza. Se não cem anos completos, pelo menos algumas horas.” Pág. 178

Simukka tem muitas sacadas divertidas, sarcásticas, honestas e acima de tudo crível. Me senti mesmo parte da história. Estava com Lumikki na floresta. Revirou meu estomago o corpo no freezer. Ouvi com asco o velho nojento ao pé do ouvido. Posso dizer que para uma autora estreante no Brasil, Salla Simukka conseguiu me deixar curiosa com outros livros que ela possui.

Série Branca de Neve
1. Vermelho como o sangue (2014)
2. Branco como a neve (sem previsão)
3. Preto como o ébano (sem previsão)

SERVIÇO:

Título Original: As red as blood
Autor: Salla Simukka
Tradutor: Barbara Menezes
ISBN: 978-85-8163-579-8
Gênero: Ficção finlandesa
Páginas: 240
Editora: Novo Conceito
Nota: 4/5

Estante: Skoob







0 comentários: