Stephanie Grünheidt – Flores de Fogo

10:00 Milena Cherubim 0 Commentários




Hi Angels! Como vocês estão?

Eu recebo uma mensagem da Isa me perguntando se eu toparia ler um livro da amiga dela. Fiquei meio assim de recusar, mas questionei se era erótico, pois não é um gênero que leio. Ela me garantiu que não e ainda disse que era juvenil. E demorou um pouco, mas chegou e eu li. Ele é bem rapidinho, com 130 páginas e lá fui eu me aventurar.

Qual a história?


Seres estranhos que aparecem do nada para ajudar humanos em momentos de necessidade. Oi? Como assim? Vou explicar.

Um ancião estava perdido numa floresta com frio e quase morrendo quando um homem de gelo aparece e lhe dá flores que aquecem o homem. Só pede para que ele se esqueça de ter lhe encontrado e também do presente que lhe deu.

O ancião conseguiu se aquecer e voltar a sua casa. Mas esquecer o estranho? IMPOSSÍVEL! Ele usou as flores estranhas para que aquecer durante todo o inverno. As flores, por incrível que pareça, não lhe queimavam e claro, deixavam sua casinha bem quentinha.  O inverno passou e com ele a necessidade de ter as flores de fogo. Aí o velho fez o que todos nós pensaríamos, ele jogou no rio. Pois eram flores de fogo e claro que com a água ela apagariam e o problema estava resolvido.

Claro que não deu certo. As flores e esquentaram o rio e fizeram com que os peixes fossem embora. Um menino viu no exato momento que o velho jogou as flores no rio e contou para os aldeões, após claro, nenhum deles conseguir pescar nenhum peixe sequer. Obvio que queriam matar o velho, mas um dos aldeões colocou um pouco de juízo na cabeça do povo enfurecido e eles deixaram para o dia seguinte.

Enquanto todos estavam em suas casas o jovem tentou dormir, não conseguindo se levantou e encontrou o ancião em seu depósito e resolveu perguntar o que realmente tinha acontecido. O velhote contou tudo e um pouco mais. Havia uma lenda de povos estranhos e pessoas que iam atrás disso nunca retornavam.

O que uma pessoa sensata faz? Vai atrás da lenda, claro... e lá se inicia a jornada de Benjamim. O humano conhece o povo do gelo, fogo, ar e água e também uma raça completamente estranha rs




As impressões que o livro me trouxe


O livro é narrado em primeira pessoa, no início não gostei da maneira que a autora iniciou narrativa, pois já no prólogo era um narrador e nos capítulos seguintes outro, mas ao passar um tempinho com ele me adaptei. Stephanie escreve de forma concisa e eu indicaria esta obra para jovens a partir dos 10 anos, pois é cheio de aventuras, suspense, dicas valiosas e também possui momentos cômicos.

Uma coisa que vale como dica para qualquer autor é encaminhar seu livro para um revisor/preparador. Mesmo que você saiba fazer o trabalho, você fica tão preso na história que acaba passando alguns erros. Mas de todo o livro é bem divertido e vale passar uma tarde com ele e se possível ler para as crianças, em algumas passagens eu consegui visualizar as cenas, pena que não foram em todas, mas já valeu pelas que consegui imaginar.



SERVIÇO:

Título: Flores de Fogo
Autor:  Stephanie Grünheidt
ISBN: 978-989-52-1013-8
Assunto: Literatura brasileira
Páginas: 132
Editora: Chiado Editora
Nota: 3/5
Estante: Skoob
Sinopse: Não, mandá-la de volta seria o mesmo que tê-la deixado morrer e, portanto, a única solução, não sei dizer se feliz ou infelizmente, era levá-la comigo. Enquanto eu fazia essas reflexões, a Princesa e o tigre me observavam em silêncio, silêncio que eu quebrei dizendo: - Muito bem, você irá me acompanhar em minha jornada. - É claro que eu vou – ela disse – quem disse que eu não ia? Eu suspirei; por um momento eu havia esquecido o quanto ela era difícil de lidar.

0 comentários: