Divergente

08:30 Milena Cherubim 0 Commentários

Título Original: Divergent
Autor: Veronica Roth
Tradutor: Lucas Peterson
ISBN: 978-85-7980-131-0
Gênero: Literatura infantojuvenil – Distopia
Páginas: 502
Editora: Rocco
Nota: 5/5
Estante: Skoob
Onde comprar: Saraiva / Cultura / Submarino






Sinopse:Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Comentários:
Eu ganhei esse livro do Gabriel Moterani no evento que a Yasmin fez, mas eu sou muito chata e não li até ter os três livros, pois me conheço muito bem e sei que ia ficar doida atrás dos outros.

O que falar desse livro? Primeiro que só o li agora porque fui convidada pela Livraria Leitura em São Bernardo a mediar um evento de fãs. Pois bem, e lá fui eu ler o livro. Comecei na quinta-feira, 24, parei. Na sexta-feira, 25, eu li um pouco só que estava com sono e fui dormir às 23h30. Claro né que Murphy me AMA e às 3h00 acordei e não dormi mais. É... li praticamente tudo até às 8h deitei um pouco e saí. Fui terminar de ler as últimas 100 páginas no trajeto PaulistaXSantana.
Minha única crítica “Eu deveria ter trazido o segundo”. Sério fiquei hipnotizada com o livro. Muitas cenas de ação. Terror psicológico. É gente não assisti ao filme, mas isso será logo resolvido hehe.
Beatrice é uma menina como qualquer outra dos tempos atuais. Ela é curiosa, questiona muito, não aceita determinadas coisas e tem apenas 16 anos. O único problema é que não estamos mais em Kansas, Dorothy... O mundo como o conhecemos não existe mais. O cenário criado por Roth é um local onde existem cinco facções: Abnegação, Audácia, Franqueza, Amizade e Erudição. E claro que quando você completa 16 anos tem que escolher onde quer ficar. Beatrice é da Abnegação. Bom... ela achou que seria. No dia do seu teste o resultado “inconclusivo”. Ou melhor dizendo ela era uma Divergente! Mas o que é ser um Divergente?
Para muitos quem o é, deve morrer, pois é perigoso para a sociedade. Eles conseguem manipular as pessoas. Isso, é claro, são os que pensam “no bem do próximo”. Você acreditou nisso... tolinho... sabe de nada, inocente kkkk ok, ok parei hehe
Após o teste Beatrice é obrigada a escolher sua facção. Mesmo você sendo desde que nasceu de uma facção pode mudar. Não é necessário continuar na mesma se você não quiser. E no caso da menina ela escolheu sair da Abnegação e ir para a Audácia. O que é cada uma? Bem Abnegação é a facção mais pobre, pois para ele o ‘outro’ é mais importante que si mesmo. Sempre fazem tudo pelo próximo. Audácia são aqueles que lutam, ou como o pai de Beatrice diz “os loucos” eles pulam de trem em movimento sempre procurando aventura, adrenalina. Amizade são aqueles que sempre fazem a intervenção entre todos, que buscam a paz. A Franqueza é a facção que não mente jamais. E a última e que me parece mais preocupante é a Erudição. Como o próprio nome diz eles buscam o conhecimento e conhecimento é poder.
Ai você se pergunta como funciona o governo? Existem os conselheiros que são da Abnegação como eles não querem o poder para eles e sim para todos são aos melhores para exercer o cargo. Mas algumas pessoas não pensam assim...
E é ai que tudo complica. Beatrice escolhe Audácia em vem da Abnegação. Seu irmão Caleb escolhe a Erudição. Os dois filhos saem da sombra dos pais e vão tentar a vida de forma diferente... será que vão conseguir? Só digo uma coisa sobre esse primeiro livro. É totalmente eletrizante. Quanto mais eu lia mais eu queria ler. Agora vou assistir o filme e logo mais coloco minhas impressões sobre ele.

Ah! Uma coisa que me deixou muito feliz. O romance não é o mote de tudo e sim a trama. Isso me deixou muito muito muito feliz! Não que eu não torça pelo casal, mas é uma parte menos importante na trama. Nada de melação isso me fez querer mais. 


0 comentários: