[Resenha] Magisterium – O Desafio de Ferro

14:30 Milena Cherubim 0 Commentários


Hi Angels!
Quem estava mega hiper blaster ultra ansiosa para ler Magisterium?????? Eu! Eu! Eu! E dai que passo ele para frente da minha pilha e... não fui bem sucedida. Vou explicar.
Eu gostei, ponto. O livro é legal. Mas para mim começa a ficar bom só na página 250. Sei que levarei altas críticas pela resenha, contudo explicarei mais a fundo. Já ficou claro que eu gostei não é mesmo? Bom, vamos as explicações.
Cassandra Clare e Holly Black se juntaram para fazer uma série de cinco livros. Primeira interrupção: caramba gente! Explique-me, por favor, qual é o motivo... a razão... e a circunstância dos autores não fazerem mais livros únicos ou no máximo duologias? Para que prolongar???? Não sei como será, mas e se perder a mão? Ou no caso as quatro mãos?
O livro vai mostrando a vida de Callum Hunt. Um sobrevivente da guerra mais ferrenha entre os magos. Call é um garoto com problema na perna esquerda, sarcástico, não se adapta a nada, não tem amigos. Sua mãe se escondera com ele e mais vários magos em uma caverna. Seu pai, Alastair, estava na linha de frente com outros magos combatendo o Inimigo. Só que nada é o que parece não é mesmo? O infeliz não apareceu onde eles estavam e Alastair e concluiu onde realmente ele estaria. Correu até a caverna, mas era tarde de mais. Carnificina. Uma mensagem no gelo:

“MATE A CRIANÇA” (pág. 12)

Já no prólogo Cassandra e Holly nos deixam com uma pulguinha atrás da orelha e que no meu caso se tornou totalmente o que imaginei. Previsível? Nem tanto. Só que muitas coisas me lembraram Harry Potter. Segunda interrupção: Menino órfão, não sabia nada sobre magia, não tinha ideia de um inimigo tentando matar outros de sua espécie. Diferenças?
Call tinha um pai. Sabia da magia. Sabia que não deveria usar. Sabia que os magos do Magisterium eram maus e que poderia morrer se fosse para a academia. Tinha medo.
Eu curti a ideia deles irem para um hangar com os pais. Cada um sabendo que ia fazer algo diferente. Uma menina ia para audição de balé, um menino ir para escola de pôneis, outros já sabiam que iriam ser testados.
Magisterium não é apenas uma academia. Lá além de aprender a fazer magia, aprender a manipulação dos elementos naturais, o aluno terá que cumprir missões. Terceira interrupção: hummm muito parecido com Percy Jackson não é?
Não foi todo o livro que me remeteu outras obras, isso seria impossível de acontecer. Mesmo porque as duas autoras são ótimas escritoras e por beberem muito da literatura juvenil alguma coisa sempre é parecida. Isso faz com que ao contarem a história você fique instigada a saber mais, a querer mais, a questionar mais...
Aqui os magos mexem com os elementos. Na primeira aula de Call ele teria que transportar areia de um lado para outro separando as cores claras e escuras. Nesta aula ele arrumou dois amigos, Tamara e Aaron. Como eu disse ele nunca teve amigos. Uma coisa que gostei foi a frase na entrada de Magisterium.

“O fogo quer queimar. A água quer fluir. O ar quer erguer. A terra quer unir. O caos quer devorar.” (pág. 81)

Coisas simples que você nunca parou para pensar. Isso é bacana nos escritores. Eles pegam coisas simples e transforma em algo grande! Tem uma vertente desse mantra que eu gosto mais rsrs. Como eu disse o livro é divertido.

“A água quer fluir”, Call refletiu consigo. “O ar quer se erguer. A terra quer unir. O caos quer devorar. Call quer viver” (pág. 164)

Tem vários momentos como esse? Claro que sim!!!!! Call era irônico e sempre se metia em confusão. Ele entrou sem permissão na sala de Mestre Rufos, seu professor e tutor até o final do Ano de Ferro. Ele queria falar com seu pai. Achei uma sacada legal o redemoinho para teleconferência rsrs. Por que? Oras... a voz se propaga pelo som. O redemoinho é ar em movimento. Cada elemento aqui é tratado de forma inteligente. O que me apeteceu bastante.
Ai você lê toda essa resenha e fala “poxa Milena, você gostou e só deu 3 estrelinhas????” Pois é gente. Conforme os critérios do Skoob as estrelas vão de 1 ruim, 2 regular, 3 bom, 4 muito bom e 5  excelente. O livro é bom. Eu já disse isso. Mas para ficar muito bom ou ótimo ainda faltam algumas coisas. Espero que a continuação não demore e que me surpreenda.
Ah! tem um joguinho muito divertido acessem aqui.

Série Magisterium

1. O Desafio de Ferro (2014)
2. The Copper Gauntlet (sem previsão)
3. The Cosmos Blade (sem previsão)
4. The Golden Boy (sem previsão)
5. The Enemy of Death (sem previsão) 


SERVIÇO:

Título Original: Magisterium – The iron Trial
Autor: Holly Black e Cassandra Clare
Tradutor: Amanda Orlando
ISBN: 978-85-8163-557-6
Gênero: Ficção norte americana
Páginas: 384
Nota: 3/5
Estante: Skoob



BOOKTRAILER:





0 comentários: