[Coluna] Os 5+

10:00 Milena Cherubim 0 Commentários


Hi Angels!

Hoje é mais um dia de conhecer os cinco livros mais amados por.... tadam Rafael Dias! Vamos conferir quais são eles? 



Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis: Fui apresentado a esse texto que é uma verdadeira obra prima da literatura nacional ainda na adolescência aos 15 anos de idade e jamais a esqueci. A narrativa do "Defunto Autor" de Machado, pois foi o próprio Brás que contou sua vida partindo do momento de sua morte e regredindo nos fatos para se entender seu destino, me deixou fascinado a cada página ao ponto de ter me influenciado no sonho de um dia estudar Jornalismo e também escrever, já que o próprio autor publicou diversos textos e poemas nos periódicos de sua época. 


ROTA 66Caco Barcellos: Esse texto é um dos grandes exemplos da reportagem investigativa que marcou a carreira do Jornalista Caco Barcellos. Nele, atuação do chamado "esquadrão da morte" formado por alguns integrantes do grupo da polícia militar paulistana Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) é desmascarado após 5 anos de levantamento de documentos, laudos de médicos legistas, entrevistas de vítimas e algumas autoridades. Considero o livro como fundamental a todo estudante de jornalismo ou rádio e TV brasileiros.


Vida de EscritorGay Talese: O texto de Talese, um dos maiores representantes do movimento chamado "New Journalism" nos Estado Unidos, fala sobre o dia a dia desse escritor em procurar nas mais diversas histórias do cotidiano, desde a origem de um antigo prédio em Nova Iorque, como a entrevista com a atleta da seleção chinesa de futebol feminino que perdeu o penalti decisivo na disputa pelo o autor olímpico em Atlanta. Além disso, as dificuldades para se ter inspiração em escrever e atender o prazo da editora e como é a vida do próprio escritor. Outra obra indispensável a quem admira o jornalismo e o trabalho de pesquisa necessário para se escrever um livro. 

LA DOCEGustavo Grabia: Uma das obras mais explosivas sobre o futebol de todos os tempos. Nela o Jornalista argentino do Clarín e também escritor Gustavo Grabia conta a verdadeira máfia que comanda a torcida do Boca Júniors (LA DOCE) e de outras equipes do futebol de seu País. A cada página o leitor é apresentado a um mundo de extorsões, tráfico, brigas sangrentas, compra de policiais e a troca de favores entre políticos e os comandantes das organizadas até mesmo pelo apoio em eleições ou na conquista de ingressos e passagens para acompanhar a seleção Argentina em diversas copas do mundo de futebol. Recomendo a todo jornalista, radialista e fã de futebol.

Trilogia - O Legado de GoldshineLeandro Reis: A trilogia do autor brasileiro nos leva a um mundo de Elfos, Magos, Cavaleiros, Castelos, espectros e demônios. Tudo isso tendo como figura central a jovem princesa Galetea e seus amigos na luta para salvar o reino contra as hordas do terrível Enelock. Considero cada obra da trilogia com um importante papel na história , até por isso não destacaria nenhum individualmente. 
A cada batalha fui capaz de entender a motivação de cada lado e aumentava minha vontade para saber o que viria depois. O Legado de Goldshine em minha opinião se constituí na melhor obra nacional no campo da literatura fantástica.


Rafael é paulistano se formou em jornalismo e sempre foi fã de literatura fantástica, obras do jornalismo investigativo, esportivo ou simplesmente uma boa história do cotidiano. Hoje trabalha na Contabilidade sua segunda formação, mas não deixa seus anseios de se tornar um escritor e sempre utiliza as redes sociais para dar suas impressões sobre fatos do cotidiano.

0 comentários: