Lisa Papademetriou – Uma história incomum sobre livros e magia

10:30 Milena Cherubim 0 Commentários


Hi Angels!

Como vocês estão? Aqui a correria do final de ano está a mil. Pouco tempo para ler e este é o último livro que veio para minha pessoa pela parceria com a Editora Arqueiro.

Bom, vamos ao que interessa? Lisa Papademetriou tem vários livros já publicados, ela trabalha com o meu querido James Patterson. AMO a série Clube das Mulheres contra o Crime, pena que não serão mais lançados. Lisa nunca escreveu um livro dessa série e eu não conhecia sua escrita, mas assim que peguei o livro me surpreendi e muito com a riqueza dos detalhes, o amor pela história e principalmente por toda magia que ali contém!

Quem não ama magia? Quem não ama livros que falam sobre livros? Eu gosto e muito. E não é a toa que amei este aqui.

Uma história incomum sobre livros e magia me ganhou pela riqueza de detalhes, do amor de formas diferentes da convencional em um romance e também por que a capa é lindíssima rs

Qual é o enredo? Duas meninas estão em lugares opostos, uma no Texas e outra no Paquistão, encontram um livro chamado O cadáver excêntrico e ficam curiosa. Quem não ficaria? Com esse nome, seria o primeiro livro que eu veria em toda a biblioteca rs E após esse encontro o livro começa a seguir as meninas para todos os cantos. Seja literalmente ou em pensamento, pois as duas decidem escrever nos livros para entender a história que ali se encontrava.

O cadáver excêntrico conta a história de Ralph um menino que acredita em magia e gostaria muito de aprender a ser mágico. Mas não mágico como Harry Potter ou os ilusionistas. Ele queria ter a possibilidade de fazer acontecer. Fazer o inacreditável. E ele fez.

Um dia Ralph estava andando para comprar algo que ele queria muito e estava economizando, mas se deparou com um cara que estava em uma mesinha com três cascas de nozes e uma ervilha e fazia com que a ervilha sumisse. Truque? Ralph tinha certeza que não e falou para o homem que queria ter essa magia e o homem lhe disse que lhe daria três porções de magia se ele lhe desse uma quantia. A quantia exata que estava sendo guardada em um fundo falso no piso do seu quarto. Ralph foi lá, pegou seus dois dólares e algumas moedas que estavam lá e trocou pelo frasco de magia. Uma recomendação: use somente quando estiver sozinho.

Claro que Ralph não fez isso. Ele pingou a primeira em uma árvore no Texas. Quando chegou em casa sua mãe achou que ele tinha roubado o ‘saleiro’ e acrescentou no chucrute que ela fazia pra vender e a terceira, bem... ele guardou como a sua vida. Não poderia desperdiçar por nada.

Mas a história de Ralph não é a única desse livro. Aqui encontramos duas meninas introspectivas que a sua maneira conseguem ver beleza no mundo.

Vou colocar algumas citações aqui do "O cadáver excêntrico":

Então, para o horror de Ralph, a Sra. Flabbergast pegou o frasco e jogou um pouco do pó branco no repolho do chucrute. (pág. 61)
- Ah, o violino? É a Srta. Pickle. - A enfermeira estendeu para ele um copo com um líquido transparente. - Beba isso. Vai se sentir melhor. (pág. 88)

Kai é uma menina que toca violino. Seu pai era apaixonado por isso. Kai nunca era boa o suficiente. Não tinha amigos. Sua mãe a mandou passar as férias com sua tia-avó Lavínia. E ela foi. Lá conheceu o livro O cadáver excêntrico e a Doodle. Enfim ela tinha alguém.

Vou colocar algumas citações aqui da Kai:

- Você mora ao lado de um cemitério? - perguntou, de queixo caído. (pág. 11)
- Eu sou lepidopterologista.Kai pensou um pouco.- Isso é contagioso? (pág. 30)

Leila é uma menina apaixonada por romance. E adoraria viver em um. Ela foi mandada para a casa da família do pai no Paquistão para ela conhecer a cultura e viver sua aventura, pois sua irmã foi para a África viver a dela e a pequena Leila também queria. Quando a mandaram para lá Leila pensou que iria andar de camelo, fazer coisas incríveis, mas se deparou com o livro e sua vida realmente mudou. Ela comprou uma cabra! Depois deu aos tios, ai descobriu que iam matar a cabra e ai... bem, não posso contar, você vai ter que descobrir.

Vou colocar algumas citações aqui da Leila:

Coisas acontecem por aqui, pensou Leila enquanto enfiava na boca uma garfada do frango jalfrezi picante. Coisas acontecem à minha volta e eu não sei o que são. Por enquanto. (pág. 44)
Não teve coragem de sair do quarto antes de o sol nascer. Elizabeth e Jennifer Amada muitas vezes descobriam mistérios quando vagavam por estranhas casas escuras, mas Leila já tivera sua dose de mistérios. (pág. 62)

O que essas duas têm em comum? Claro que é o livro O cadáver excêntrico. E a história que ele vai contando vai se intrincar com a vida das meninas e até o fim do livro a história vai se revelar.

Achei o enredo muito bom. A leitura flui facilmente e é deliciosa. Vale muito a pena ler. Super indico.


SERVIÇO:

Título:  A tale of highly unusual magic
Autor:  Lisa Papademetriou
Tradutor: Carolina Alfaro
ISBN: 978-85-8041-506-3
Assunto: Ficção americana
Páginas: 192
Editora: Arqueiro
Nota: 5/5
Estante: Skoob


Sinopse: Duas meninas encontram um livro mágico e cada uma se vê envolvida numa história que parece ser contada sozinha.  Kai chega ao Texas para visitar sua tia-avó Lavinia – uma senhora extravagante, durona e fã de hip-hop. Do outro lado do mundo, no Paquistão, Leila deseja ser tratada como uma princesa pela família de seu pai e viver fortes emoções. Elas só não fazem ideia de que seus mundos completamente diferentes estão prestes a se chocar graças a um enigmático livro em branco. Quando Kai escreve no livro, suas palavras magicamente aparecem no exemplar de Leila. As meninas então percebem que O cadáver excêntrico reage a cada frase acrescentada – não importa se foi inspirada pelo ataque de um chihuahua ou por um mal-entendido com uma cabra – com um trecho da história de amor vivida por Ralph Flabbergast e Edwina Pickle mais de cinquenta anos antes. Uma história incomum sobre livros e magia entrelaça essas três perspectivas – de Kai, Leila e Ralph – de uma forma divertida e emocionante. É uma narrativa mágica sobre o destino e os laços invisíveis que nos ligam uns aos outros.

0 comentários: