Reconstruindo Amelia

08:30 Milena Cherubim 0 Commentários

Título Original: Reconstructing Amelia
Autor: Kimberly McCreight
Tradutor: Carolina Alfaro
ISBN: 978-85-8041-285-7
Gênero: Literatura ficção americana
Páginas: 352
Editora: Arqueiro
Nota: 5/5
Estante: Skoob
Onde comprar: Saraiva / Cultura / Submarino





Sinopse:Kate Baron, uma bem-sucedida advo­gada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição?Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas.Amelia está morta.Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia.Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora?Suas convicções sobre a tragédia e a pró­pria filha estão prestes a mudar quan­do, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular:Amelia não pulou.Alternando a história de Kate com registros do blog, e-mails e posts no Facebook da filha, Reconstruindo Amelia é um thriller empolgante que vai surpreender o leitor até a última página. 
Comentários:

Eu estava em uma pegada mais light, mortes naturais... morte por doenças... fantasia... vampiros e lobisomens... anjos e demônios... quando vi Reconstruindo Amelia achei que seria apenas mais uma leitura sobre uma menina que morreu. Como eu estava perdidamente e completamente enganada.

Kimberly McCreight construiu uma trama muito bem elaborada, quando você acha que já está sabendo de tudo lá vem ela e leva todas as suas certezas. Isso é maravilhoso. Eu tenho uma filha que em agosto completa 18 anos. Sei como é para uma mãe não saber como sua filha adolescente é, com quem sai, o que faz, isso me deixou louca em 4 anos... conseguimos aos trancos e barrancos... Mas Kate não teve a mesma oportunidade. Amélia morreu aos 16 se jogando do telhado da escola.
Porém como a melhor aluna, a garota nerd toda certinha tinha se matado? Sua mãe não acreditava nisso. E Kate começou a receber mensagens no celular de número bloqueado “Amelia não se jogou” é pra deixar qualquer mãe irritada e querer saber a verdade não é? Pois bem... Kate era sócia júnior de um conceituado escritório de advocacia e quase não tinha tempo para a filha. E tem todo o segredo envolvendo a paternidade da menina.
Amélia não sabia quem era seu pai. A história louca de Kate ter conhecido um estranho em um bar e ele ter ido para a África era coisa que não combinava com a sua mãe. Então imagina a confusão na cabeça de uma adolescente em uma escola grã fina, com apenas uma amiga BFF, nada de garotos, sempre estudando, praticando esportes e tentando um estágio em uma grande faculdade e de repente ser escolhida para entrar em um clube ultra super blaster mega secreto. Ela ficou em êxtase. E isso foi a pior besteira que Amelia poderia fazer.
Você não precisa ser aceita em um grupo para fazer parte do mundo. Infelizmente alguns grupos não são bons. Esse que Amelia começou a fazer parte, as Magpies. Fizeram todo o tipo de brincadeiras de mau gosto. Prender a mochila do professor a uma cadeira, passar vaselina na maçaneta, tirar fotos nua... é infelizmente a molecada não pensa. Esse livro é uma boa amostra do que acontece no mundo real.
O livro não é linear. Isso me incomodou no início, mas depois da página 50 flui e você não para até que termine... esse foi meu caso. Terminei de ler às 5h20 da manhã e não consegui pregar os olhos até a adrenalina passar. Conversas por e-mail, sms, dias da Amelia, dias da Kate, passado da Kate. É realmente nada linear, contudo muito aproveitamento disso.

Só posso dizer que favoritei esse livro no Skoob e super indico para adolescentes, pais e até por professores para que saibam como lidar com alguns tramites da juventude atual.


0 comentários: